Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

10 curiosidades sobre Versalhes

Símbolo da perfeição clássica, o conjunto composto pelo castelo, seus jardins e Trianon forma um universo complexo construído, majoritariamente, no reinado de Luís XIV, que não mediu esforços para a contratação dos maiores artistas, arquitetros, pintores e mestres em jardins, de seu tempo.
 
Castelo de Versalhes

O famoso « Rei Sol », herdou de sua mãe Ana da Áustria, o gosto pelo refinamento e fez de Versalhes, um verdadeiro exemplo da excelência artística do seculo XVII.

A história da construção de Versalhes se confunde com a história da França, em especial, no que está relacionado ao Absolutismo e a Revolução Francesa.

 10 curiosidades sobre Versalhes
  1. A diferença entre Palácio e Castelo é a seguinte : castelo vem do latin castellum, diminutivo de castrum; que significa « lugar fortificado. Castelo, ou seja, château significa igualmente residência senhorial ». Quanto ao termo « palais », palácio, vem do latim palatium, nome do monte romano onde ficava o palácio do imperador Augusto, que passa a designar palácios imperiais.  Enquanto residência principal do rei da França, Versalhes é considerado tanto palácio, como castelo, palais e château
  2. Luís XIV escolhe construir o castelo em Versalhes, arredores de Paris, por afeição ao retiro de caça de seu pai, Luís XIII.
  3. O Castelo de Versalhes foi construído ao longo de 50 anos.
  4. A Capela Real do Castelo de Versalhes foi a última edificação encomendada pelo rei Luís XIV. Inaugurada em 1710.
  5. O Castelo de Versalhes conta com uma Ópera Real, edificada no reinado de Luís XV.
  6. O Domínio de Versalhes inclui o Castelo, os Jardins, os palacetes Petit e Grand Trianon e o Hameau de la Reine, vilarejo da Rainha, que ficou conhecido pela presença de Maria-Antonieta.
  7. O Rei e a Rainha dormiam em aposentos separados. A eles, eram atribuídos dois tipos de quartos, o de cerimônia e o quarto privado.
  8. O Castelo de Versalhes não foi destruído na Revolução Francesa (1789) e foi transformado em um museu « dedicado à todas as glórias da França », em 1840..
  9. O Castelo era iluminado a luz de velas com enormes castiçais.
  10. Ē mencionado nos arquivos de Versalhes, que as fossas só foram instaladas em 1727, depois da morte de Luís XIV e que, antes desse período, como banheiro, eram usadas latrinas e também os jardins

Fonte de Latona em Versalhes

Confira aqui no #beminparis outros posts sobre Versalhes

Festas e divertimentos na corte de Versalhes. Neste link

Lustre Gabriel, um lustre contemporâneo para Versalhes.

Galeria dos Espelhos, obra-prima do Palácio de Versalhes. Aqui.Galeria dos Espelhos em Versalhes

CURSOS ON-LINE DE HISTÓRIA DA ARTE & CULTURA FRANCESA

@beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, sem sair de casa. Clique aqui.

 

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress