Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

2018: Picasso celebrado em Paris

Pablo Picasso celebrado em Paris

Nascido em Málaga em 1881, Picasso viveu e iniciou seu aprendizado na pintura, na Espanha, onde assimilou a arte dos grandes mestres espanhóis do século XVII, o Século de ouro da pintura (Vélasquez, Murillo), antes de partir para Barcelona e de se instalar finalmente, em Paris, onde produziu grande parte de suas obras.

Picasso chega em Paris em 1900, na Gare d’Orsay, antiga estação de trem onde funciona hoje, o Museu d’Orsay, que revisita de forma inédita, o trabalho do artista espanhol, de 1901 a 1906, fase conhecida como perodo azul e rosa.  O perίodo azul da pintura de Picasso é marcado pelo suicίdio de seu amigo Carlos Casagemas e por sua imersão nos bas-fonds da Paris dos anos 1900. As obras desse perίodo retratam temas cheios de melancolia e tristeza, com personagens que vivem à margem da sociedade interpretando cenas relacionadas a fome, a miséria e a morte. Do inverno de 1901 a meados de 1904, Picasso concentra sua sensibilidade e suas pesquisas em torno da cor azul, que ele vai definir mais tarde como « a cor de todas as cores ».

PIcasso autorretrato periodo azul

Pablo Picasso celebrado em Paris

Pablo Picasso exposição no Museu d'Orsay em Paris

A Celestina

A Celestina de Picasso

A Celestina, de 1904, do acervo do museu Picasso-Paris, é uma ds obras mais marcantes do perίodo azul de Picasso. Picasso retrata a senhora Carlotta Valdivia, moradora do Barrio-Chino, bairro popular de Barcelona, cujo nome figura atrás da tela. O olho esquerdo  da personagem (para o espectador, à direita) é coberto por uma tela leitosa. Trata-se de uma membrana opaca ou pouco translúcida que recobre o olho doente ou machucado. O olho opaco sugere que a mulher é cega e que enxerga de um sό olho. No quadro monocromático, Picasso usa apenas a cor azul em diferentes nuances. No perίodo azul de sua pintura, Picasso passa por grandes dificuldades materiais e questiona-se com melancolia sobre o sentido da vida humana, deixando transparecer essa melancolia em suas obras. Picasso intitula o quadro, A Celestina, fazendo alusão a uma figura clássica da literatura espanhola.

Perίodo rosa, de 1904 a 1906

A partir de 1904, os temas e o estilo de Picasso vão evoluir sob a influência dos escritores e artistas que frequentam seu novo atelier, o Bateau-Lavoir, em Montmartre. A evolução de sua paleta para a cor rosa coincide com seu encontro amoroso com Fernande Oliviera, uma de suas primeiras musas. O perίodo rosa de sua pintura, de 1904 a 1906, também destaca personagens marginais, nômades, saltimbancos, acrόbatas, arlequins…porém, interpretados com certa leveza e uma tonalidade poética, variando entre os tons de rosa e de ocre.

O periodo rosa da pintura de Picasso

Destaque para obras-primas de Picasso no Marais

Em 2018, Picasso é também celebrado em Paris no prόprio museu nacional Picasso-Paris, instalado no Marais. A exposição « Chefs-d’œuvre ! » (em português, Obras-primas) questiona a noção do status de obra-prima na criação de Pablo Picasso por ele mesmo e crίticos de arte especialistas em sua obra. A exposição reune obras de grande relevância na histόria da arte, algumas expostas em Paris pela primeira vez.

Pablo Picasso teria realizado mais de 120 000 obras e algumas delas estão conservadas nas coleções permanentes do Museu Picasso, no Marais. Cerca de 5000 peças, dentre as quais, 300 pinturas e 370 esculturas estão expostas no Hôtel Salé, um palacelete no Marais, que dispõe de uma superficie de 3600m² de exposição, com um circuito cronológico e temático de visitação de obras-primas daquele que é considerado o pintor mais criativo do século XX.

Arlequem Picasso Paris

Em 2018, onde conferir as exposições que celebram Picasso em Paris?

A exposição Picasso bleu et rose fica no Museu d’Orsay, em Paris, até o dia 6 de janeiro de 2019.

A exposição Chefs d’œuvre pode ser vista no museu nacional Picasso-Paris, até o dia 13 de janeiro de 2019.

 

Escrevi sobre o Museu Picasso com uma dica gourmet. Nesse link.

As mulheres da vida de Picasso. Leia aqui.

 

A BEM IN PARIS propõe visita guiada no Museu d’Orsay abordando o surgimento e a evolução da pintura impressionista por um circuito de obras-primas de artistas como Renoir, Monet, Pissaro, Manet, entre outros.

Informações e reservas pelo E-mail: contato@beminparis.com

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress