Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Exposição de moda: Adrian e Alaïa- a arte do tailleur

Azzedine Alaia costureiro tunisiano

Uma exposição inédita reune dois grandes nomes que mudaram a histόria da moda : Gilbert Adrian e Azzedine Alaïa. Pela primeira vez modelos de Azzedine Alaïa são exibidos ao lado de modelos de Gilbert Adrian, costureiro americano mίtico, conhecido simplesmente como Adrian.

Ao longo de sua carreira, Adrian foi diretor de figurinos na Metro Goldwyn Mayer em Holywood durante a ‘era de ouro » do cinema nos anos 1930. Adrian deixou Hollywood para criar sua maison em Nova Iorque, onde seus tailleurs estruturados, vestidos por Katherine Hepburn, Greta Garbo e Joan Crawford, serão precursores da moda americana dos anos 1940 e 1950.

Exposição de moda em Paris

Os mais de 150 modelos de Adrian colecionados por Azzedine Alaïa representam todas as facetas do costureiro Adrian admiradas pelo costureiro tunisiano, suas construções técnicas sofisticadas influenciadas da Alta costura parisiense, a elegância atemporal de suas criações e a exigência do corte.

Azzedine Alaia costureiro e colecionador

A exposição mostra a que ponto ambos dominavam a arte do tailleur com excelência e tinham obsessão pela técnica à serviço da arte da costura. O trabalho de Adrian serve de suporte à criação de Azzedine Alaïa, que a partir dos anos 1980 vai construir uma carreira excepcional sendo reconhecido como o mestre das formas e da silhueta.

Azzedine Alaia costureiro tunisiano

Mestre na arte do tailleur Gilbert Adrian

Especializado na costura do tailleur

A herança de Alaïa para a moda

Azzedine Aläia costureiro

Alaïa conquistou clientela própria com sua marca trabalhando com supermodelos da década de 1980, como Grace Jones, Stephanie Seymour e Linda Evangelista, além da cantora Tina Turner; ainda nos anos 80, a brasileira Luiza Brunet chegou a participar de um desfile de Alaïa. Mais recentemente, os seus vestidos foram usados por figuras públicas como as cantoras Lady Gaga e Rihanna, a modelo Naomi Campbell e a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama. Desde sua morte repentina em 2017, suas criações são celebradas em exposições temporárias na Association Azzedine Alaïa, no coração do Marais.

Adrian et Alaïa. L’art du tailleur – até dia 23 de junho de 2019, em Paris, 18 rue de la Verrerie 75004

Costureiro das atrizes de Hollywood anos 1930

Leia aqui no Blog, outros posts sobre a Association Alaïa.

Mostrei essa exposição nos Stories do perfil @beminparis no Instagram, durante o Tour « Paris capital da moda », um circuito por lojas de luxo, lojas conceito, livrarias, hotéis design, com abordagem do contexto histόrico que vai fazer de Paris, capital da moda e da criação. Informações sobre passeios personalizados, pelo E-mail : contato@beminparis.com

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress