A exposição que retraça a carreira do estilista Jean Paul Gautier desde os anos 70 chega enfim, ao Grand Palais, em Paris.
A exposição apresenta peças inéditas do estilista (alta costura e prêt-à-porter) criadas entre 1970 e 2013. As peças são acompanhadas de croquis, arquivos, trajes de cinema, vídeos de filmes, desfiles, shows, de videoclips…
Esta exposição celebra os trinta e cinco anos de carreira de Gaultier, marcados por sua descomplexada imaginação, que soube quebrar paradigmas da beleza padronizada e propor uma moda engraçada, impertinente e sensível. Gaultier sempre fez uma moda de vanguarda e, desde cedo serve-se dela para mostrar suas preocupações com os desafios de uma sociedade multicultural, quebrando códigos sociológicos e estéticos.
Já em suas primeiras coleções Jean Paul Gaultier mostra com muita criatividade e sensatez, a delicada fronteira entre masculinidade e feminilidade, tão bem traduzida por Grace Jones, cantora e ícone da moda dos anos 80. Essa mistura feminino-masculino é uma das marcas do trabalho de Gaultier. Para o estilista, a masculinidade do homem não está no estilo da roupa que ele veste, mas em sua cabeça.
Entre peças-chave com a assinatura do bad boy da moda, podemos conferir o famoso casaquinho de marinheiro e o espartilho com seios em forma de cone, imortalizado por Madonna.
Esta surpreendente exposição, cheia de humor e espontaneidade não poderia ter sido organizada em um espaço menos excepcional, o do Grand Palais, que das 20h a meia-noite, deste 16 de maio, participa do evento Noite Européia dos Museus, abrindo suas portas ao público, gratuitamente.
Localizado nas proximidades da Champs-Elysées, o Grand Palais recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano, atraídos por suas incríveis exposições temporárias. Inaugurado para a Exposição Universal de 1900, faz parte integrante do conjunto arquitetônico formado pelo Petit Palais e a Ponte Alexandre III, destacando-se pela sua estrutura de ferro e vidro, como um dos monumentos mais imponentes de Paris.
Jean Paul Gaultier
Até 3 de agosto 2015 no Grand Palais.
Fechado às terças-feiras.
PASSEIOS GUIADOS E VISITAS CULTURAIS
A BEM in Paris tem se posicionado desde 2012, como fornecedora de visitas culturais em Paris, arredores de Paris e viagens pela França. Planejados e realizados por Guias Conferencistas formados na França, nossos passeios têm como foco a cultura, atendendo as mais altas exigências na abordagem da história e do vasto patrimônio da França – seus museus, monumentos e castelos. Nosso e-mail: contato@beminparis.com
E mais!
Cursos de iniciação à joalheria na Van Cleef & Arpels – Leia aqui