No coração da Ilha de la Cité, a Catedral Notre-Dame é uma das principais construções medievais de Paris. Símbolo do poder episcopal desde o século XII, sua ambiciosa edificação teve início em 1163.
Com a Catedral, nasce o estilo gótico, que iniciado na Inglaterra, teve pleno desenvolvimento na França, mais precisamente na Ile de France, com a criação da Basílica de Saint Denis, em 1144, nos arredores de Paris.
O principal objetivo de construir templos com estruturas tão audaciosas era o de unir o mundo terreno ao mundo divino, aproximar o homem da Jesusalém Celeste. Para alcançar este fim, a inovação fundamental introduzida no estilo gótico foi a invenção do teto côncavo, em forma de ogivas, arcos diagonais que reforçam a arcada gótica, permitindo assim, a elevação do edifício. “Quanto mais alto o templo, mais perto de Deus o homem está”, este era o princípio. Outro elemento essencial da construção gótica é o vitral, canal de entrada da luz Divina, de forma natural e abundante. Os primeiros vitrais medievais surgiram no século X em Catedrais da França.
A Catedral Notre-Dame é consagrada à Virgem Maria, tendo sua fachada ornamentada de estátuas retratando cenas bíblicas, com destaque para o portal central, o famoso portal do « Último Julgamento », onde Cristo está representado na cena do peso da almas, portal de grande influência para os fiéis na Idade Média.
A construção da Notre-Dame de Paris, catedral gótica por excelência, durou mais de cento e setenta anos : canteiro de obras iniciado pelo bispo Maurice de Sully no final do século XII e concluído no início do século XIV. A catedral também passou por recorrentes reformas e ampliações. No século XIX, em plena renovação urbana de Paris, o arquiteto Viollet-le-Duc, especialista em restaurações góticas, entre outras intervenções, reconstitui fielmente a fachada da catedral, com o apoio de imagens de arquivos e de fragmentos originais, como as estátuas de Adão e Eva.
Grandes momentos históricos foram celebrados na catedral Notre-Dame, como o depósito das santas relíquias em 1329, pelo rei Luís IX. Atualmente, a cada primeira sexta feira do mês, às 15h, e na sexta feira santa das 10h às 17h, essas reliquias são apresentadas aos fiéis. Trata-se de fragmentos da Coroa de espinhos com a qual Cristo foi coroado pelos soldados romanos.
Em 1804, a catedral serve de cenário para a Coroação de Napoleão Bonaparte como primeiro imperador dos franceses, momento histórico eternizado pelo pintor neoclássico Jacques-Louis David, obra que pode ser vista no Museu do Louvre.
A catedral é também referência na obra de Victor Hugo que nela se inspirou para escrever o romance Notre-Dame de Paris, mundialmente conhecido como « O Corcunda de Notre Dame », onde o personagem central, o deformado sineiro da Igreja, Quasimodo, se apaixona pela cigana Esmeralda. Quasímodo luta para ter reconhecimento da sociedade e sonha com a liberdade. Lançado em 1831, o livro teve sucesso imediato e é considerado o maior romance histórico de Victor Hugo, adaptado para o cinema e para o teatro.
Há 850 anos a Catedral Notre-Dame reina absoluta no coração de Paris e é certamente um dos monumentos mais impressionantes da capital francesa, por sua arquitetura, suas estátuas, seus vitrais, seu mobiliário, enfim … uma visita que atrai e encanta cerca de 14 milhões de visitantes por ano vindos de toda parte do mundo.
Funcionamento
A entrada na Catedral Notre-Dame de Paris é livre e gratuita todos os dias do ano durante o horário de funcionamento.
Aberta todos os dias do ano das 8h às 18:45h. Aos sábados e domingos até as 19:15h. Os horários podem variar de acordo com as celebrações excepcionais.
Attention ! No verão, não é permitida a entrada com blusas decotadas e saias ou shorts curtos.
Missas
A catedral pode acolher 9.000 pessoas. Durante a semana, as missas são celebradas geralmente ao meio-dia e às 18h15. Aos domingos, esses horários podem ser alterados. Os horários das missas podem ser conferidos no site da catedral.
Concertos pagos
A música sacra e a música clássica também estão presentes na catedral gótica. Com ingressos a 25 euros, os concertos acontecem às 20h30, de acordo com uma programação prévia. Os ingressos para os concertos podem ser adquiridos diretamente na Notre-Dame, no serviço « Accueil », das 9h30 às 17h30 ou no dia do concerto, 30 minutos antes do início da apresentação.
Concertos de orgão aos sábados : gratuitos
A Notre-Dame já recebeu mais de dois mil organistas dos cinco continentes. Aos sábados, às 20h00, a catedral oferece gratuitamente concertos de orgão. Uma contribuição voluntária e simbólica é solicitada ao público, que certamente pagaria com o maior prazer para escutar de perto, ao som do impressionante orgão datado dos séculos XV e XVIII, Mozart, Schumann, Brahmas, Liszt …
A programação atualizada das missas e concertos pode ser acessada no site oficial da Notre-Dame www.cathedraledeparis.com
Já mostrei uma prévia da visita guiada da Catedral Notre-Dame no Snapchat #beminparis. Aliás, foi umas das visitas culturais mais emocionantes que já mostrei no Snap. Para mim e pelo retorno dos comentários, também para vocês que já acompanham meu trabalho por lá.
A visita guiada da Catedral Notre-Dame pode ser incluida no City Tour personalizado ou no Passeio guiado a pé.
POSTS RELACIONADOS :
Sobre a Sainte Chapelle (clique aqui)
Sobre a Basílica Saint Denis (clique aqui)
Catedral Notre-Dame de Paris
Endereço : 6, Parvis Notre-Dame – Place Jean-Paul II – 75004 Paris
Acesso pelo metrô :
Linha 4: estação Cité ou Saint-Michel.
Linhas 1, 11: estação Hôtel de Ville.
Linha 10: estação Maubert-Mutualité ou Cluny – La Sorbonne.
Linhas 7, 11 e 14: estação Châtelet.