Qual o primeiro perfume da histόria ? Como os grandes perfumistas criam os perfumes ? Qual a relação entre o cheiro e as emoções ? Como funcionam o cheiro e a memόria olfativa ? Quais são as matérias primas utilizadas nas fragrâncias hoje em dia ?
Inaugurado em dezembro de 2016, o Grand Musée du Parfum, entre emoção, sensorialidade e prazer, propõe um circuito original, lúdico e ao mesmo tempo, imersivo, estruturado de forma pedagόgica, para apresentar o universo do perfume e desvendar seus mistérios.
O Grande Museu do Perfume é um museu inédito dedicado aos perfumes e à olfação. O museu oferece ao visitante uma experiência sensorial e artίstica incomparável, através de um circuito interativo e de uma cenografia contemporânea, apoiada por tecnologias inovadoras (vίdeos, dispositivos olfativos…) onde mais de 70 aromas podem ser sentidos, levando o visitante a conhecer ao longo da visita, a histόria do perfume, desde o Egito dos faraόs até nossos dias.
Com tal dispositivo, o museu objetiva sobretudo, a transmissão desse patrimônio imaterial, a valorização do savoir-faire, dos processos de criação e da abordagem artίstica e cientίfica dos perfumistas para tornar esse patrimônio acessίvel ao grande público.
Uma das instalações do museu de que eu mais gostei foi da chamada Galeria dos sedutores (Galerie des séducteurs), que expõe a intimidade olfativa de sete casais ou pares associados a personagens célebres – autênticos ou lendários – tendo marcado a histόria, graças ao perfume ou participando de sua evolução : Cleόpatra e Marco Antonio, a Rainha de Sabá e o Rei Salomão, de Catarina de Médicis e de seu perfumista René le Florentin, de Luίs XIV e da Marquesa de Montespan, de Casanova e Maria Antonieta, de Napoleão e da Imperatriz Eugenia, entre outros.
Luίs XIV faz da Corte de Versalhes, modelo de elegância e refinamento, quando o perfume é acessόrio indispensável não somente para a sedução, mas, sobretudo, para aliviar odores provocados por uma higiene ainda rudimentar. Considerada uma das mulheres mais bonitas do reinado de Luίs XIV, sua favorita, a marquesa de Montespan, se servia de flores, plantas e ervas, tanto para se perfumar, quanto para preparar fόrmulas duvidosas, consideradas venenosas. Apesar de não ter sido condenada, Madame de Montespan foi acusada de envenenar sua rival Mademoiselle de Fontanges para conquistar favores do monarca.
Percepção olfativa : experiência única
As salas dos andares superiores são dedicadas a descobertas olfativas e sensoriais, nas quais o visitante é conduzido a cheirar, sentir, perceber e identificar matérias primas, aromas e fragrâncias.
A arte do perfume, sίmbolo da art de vivre à francesa
Embaixador das maisons de luxo e da arte de viver à francesa, o perfume é um dos pilares da economia francesa e o museu é uma vitrine única para difundir esse produto sίmbolo do saber-fazer francês.
O museu conta com uma concept store onde podem ser encontrados livros sobre perfumes e perfumistas, inclusive, livros infantis, velas perfumadas e uma vasta coleção de perfumes, dos mais conhecidos aos mais exclusivos.
O Grand Musée du Parfum está instalado em um hôtel particulier (uma mansão do século XIX), que já foi inclusive, sede do atelier de Christian Lacroix. Localizado no n° 73 rue du Faubourg Saint Honoré, no coração do 8° distrito (o 8ème arrondissement), nas proximidades de endereços representativos do luxo e da elegância, inclusive, fica em frente ao Le Bristol, um dos mais prestigiados hotéis-palácios de Paris. Uma ideia de programa pode ser visitar o Grand Museu do Perfume e tomar um chá da tarde no Le Bristol.
Grand Musée du Parfum
73, rue du Faubourg Saint Honoré
75008 Paris – Aberto de Terça a Domingo, das 10h30 às 19h00. (Às Sextas-feiras, até às 22h00)
Ticket adulto : 14,50€
A estação de metrô mais prόxima é a Champs-Elysées Clemenceau, perto do Grand Palais
Site oficial https://www.grandmuseeduparfum.fr/
Para visitantes individuais, a visita do museu é livre. A BEM en Paris pode organizar para pequenos grupos, uma visita-atelier privativa no Grand Musée du Parfum, seguida de um Tea time no Le Bristol. Et alors? E então?
E mais!
Exposição celebra os 70 anos de Alta costura da Dior – Leia aqui