O Vale do Loire é uma das mais encantadoras regiões da França, pela beleza de suas paisagens, seus vinhos e especialidades culinárias e, em especial, por seus majestosos castelos, algumas das primeiras edificações da França adaptadas ao estilo do renascimento italiano.
Pela proximidade da capital francesa (2h15 de carro) o Vale do Loire é um dos passeios mais frequentes para quem busca por destinos perto de Paris, mesmo para um bate e volta.
Tenho viajado com frequência nos últimos anos para Vale do Loire como Guia cultural, acompanhando famίlias de diversas partes do Brasil. Todos ficam maravilhados ! Nesse verão decidi fazer uma pausa de uma semana na região, no meu perίodo de férias e apreciar Amboise e arredores por mais tempo, aproveitando para pesquisar novidades para os roteiros da @beminparis.
Château de Pray : hospedagem com conforto e autencidade
Uma das experiências muito válidas foi a hospedagem em um castelo privado, o Château de Pray, pequeno castelo a 2 km de Amboise, inteiramente renovado e transformado em hotel de charme. O Château de Pray tem classificação 4 estrelas e um restaurante estrelado Michelin.
O Castelo de Pray foi edificado ainda no século XIII, remanejado e ampliado na Renascença. A famίlia proprietária abriu o castelo como hotel em 1989 e, desde, então, várias reformas foram empreendidas, tornando o Château de Pray referência de refinamento e da arte de viver à francesa: decoração de época, vitrais, lareira, terraço, jardins e um toque de modernidade com uma piscina aquecida. O atendimento do hotel é bastante simpático e acolhedor.
Vista do nosso quarto para a Orangerie do castelo
Amboise e seus principais castelos
Amboise fica às margens do rio Loire, que dá nome à região Vale do Loire. Cidadezinha pitoresca que tem como principais atrações, o Castelo real de Amboise e o Clos Lucé, castelo onde viveu Leonardo Da Vinci quando contratado como engenheiro da corte de Francisco I, de 1516 a 1519. Amboise é uma base interessante para longas estadas, quando o objetivo é visitar mais castelos da região, como Chenonceau e Chambord.
Nessa viagem, o foco foi descansar e curtir cada instante da deliciosa vida de château ! Vida de castelo, quem não quer ? até eu, como costumo brincar (rsrs).
As tarifas do Château de Pray podem ser consultadas no site deles. Nesse link.