Paris é um dos maiores polos culturais do mundo e entre seus principais museus está o Centro Pompidou, centro nacional de arte e cultura, referência na cena artίstica internacional.
Para o entendimento da histόria da arte em Paris, recomendo começar pela visita do Louvre, seguida da visita do museu d’Orsay e na sequência, a visita do Centro Pompidou. No Louvre estão obras da Antiguidade e obras Acadêmicas, no Orsay, o impressionismo e pόs-impressionismo e no Pompidou, arte moderna e contemporânea. Com a visita desses três principais museus de Paris, têm-se uma vasta visão da origem da histόria da arte e um panorama de sua evolução. Nas coleções permanentes do Pompidou : Vassily Kandinsky, Henri Matisse, André Derain, Georges Braque, Raoul Dufy, Pablo Picasso e tantos outros artistas célebres representados. O Pompidou propõe ainda, atividades pedagόgicas, concertos, colόquios, espetáculos, inteiramente dedicados à difusão da cultura dos séculos 20 e 21.
A origem do Centro Pompidou
O Centro Pompidou surgiu da iniciativa do Presidente Georges Pompidou de instalar um centro nacional de Arte e de Cultura pluridisciplinar no coração de Paris, nos anos 1960. O contestado projeto arquitetônico é do arquiteto italiano Renzo Piano e do britânico, Richard Rogers, um prédio às avessas, com tubulações coloridas aparentes que ainda hoje diverge opiniões de franceses e estrangeiros, por destoar da arquitetura antiga dos prédios do entorno.
O museu de Arte moderna
O museu possui a maior coleção de arte moderna e contemporânea da Europa, com um acervo de mais de 100 000 obras e funciona no Centro Pompidou desde 1976. O Pompidou também conta com um espaço de descoberta da arte dedicado às crianças, funcionando quando de exposições temporárias.
Por dentro da arte moderna e contemporânea : visita guiada
O termo arte moderna designa um perίodo da histόria da arte iniciado por Edouard Manet e os pintores impressionistas nos anos 1870 e termina nos anos 1950, com o surgimento do pop art. A arte moderna surge quando os movimentos como o realismo, o simbolismo e art nouveau tornam-se populares e é o perίodo que precede a arte contemporânea que começa no pόs-guerra.
Entender a arte moderna e suas características estéticas e conceituais nem sempre é evidente, em especial, para quem está sendo introduzido há pouco ao universo das artes. A BEM in Paris organiza visitas guiadas no Pompidou com Guias Conferencistas profissionas e propõe um circuito de descoberta da arte moderna e contemporânea através de uma seleção de obras relevantes da histόria da arte dos séculos 20 e 21, de Henri Matisse, Pablo Picasso, Vassily Kandinsky, Andy Warhol… às criações mais contemporâneas.
Valentine, minha filha, que muitos de vocês já devem conhecer do Instagram. Ela que visita museus desde pequena, adora o Pompidou.
A boutique de objetos design do Centro Pompidou
O Centro Pompidou conta ainda com uma boutique e objetos design de curadoria incrίvel com peças de designers franceses e estrangeiros. Peças para você se inspirar, presentear ou deixar um cantinho da casa mais bonito.
Le Georges, o restaurante do Centro Pompidou
No topo do Pompidou fica o restaurante Le Georges, que tem uma vista incrίvel para os tradicionais telhados de Paris, de onde se avista, ao longe, a Torre Eiffel e Sacre-Cœur. O restaurante Le Georges é independente do museu e fora dos horários de almoço e jantar funciona como salão de chá, bar. O Le Georges é um dos restaurantes mais recomendados para jantar de réveillon. Vez em quando mostro o Le Georges no Instagram e falo em detalhes do restaurante aqui no Blog, nesse link.
Voilà, nada melhor do que aliar arte, boa mesa e essa vista incrίvel de Paris. J’adore !
Centre George Pompidou – Place Georges Pompidou, Paris 4e.
PASSEIOS GUIADOS E VISITAS CULTURAIS
A BEM in Paris tem se posicionado desde 2012, como fornecedora de visitas culturais em Paris, arredores de Paris e viagens pela França. Planejados e realizados por Guias Conferencistas formados na França, nossos passeios têm como foco a cultura, atendendo as mais altas exigências na abordagem da história e do vasto patrimônio da França – seus museus, monumentos e castelos. Nosso e-mail: contato@beminparis.com