A Fondation Louis Vuitton celebra Charlotte Perriand em uma exposição inédita que ocupa a totalidade de suas galerias.
Conhecida pela sua importante colaboração no domínio do design, Charlotte Perriand teve uma visão bastante ampla de sua prática, aliando p design à arquitetura e ao urbanismo e, propondo uma síntese com outras artes (pintura, escultura, fotografia…),tendo como objetivo central, o de melhorar de forma significativa a vida cotidiana.
A exposição intitulada « O mundo novo de Charlotte Perriand (1903-1999) » aborda suas realizações na arquitetura, no mobiliário, na fotografia e no design de interiores, destacando sua relação com artistas da época, como Fernand Léger e Calder.
Charlotte Perriand e suas fontes de inspiração
Nos final dos anos 1920, Charlotte Perriand imagina um novo conceito da « art de vivre », em ruptura com os códigos da época. Contemporânea de uma era transformada pelas máquinas, ela usa até colares feitos de bolas de rolamento de aço inoxidável. A mecânica, o cinema, aviões, carros ou coreografias de Joséphine Baker são algumas de suas fontes de inspiração, bem como obras de artistas contemporâneos: Hartung, Richier, Soulages).
Construindo a modernidade ao lado de Le Corbusier e Pierre Jeanneret
Nascida em Paris, Charlotte Perriand estuda na École de l’Union Centrale des Arts Décoratifs e como designer de interiores integra o atelier de Le Corbusier e Pierre Jeanneret, nas décadas de 1920 e 1930, onde ela cria, em especial, a chaise longue, obra-prima do mobiliário do século XX.
Charlotte Perriand revolucionou a arquitetura de interiores rejeitando o estilo art déco criando móveis diretamente inspirados do universo industrial.
Em uma época onde era bastante incomum que uma mulher se tornasse arquiteta, desenhista e artista, a carreira de Perriand foi relativamente longa e inclui projetos icônicos como a Villa Savoye, a Villa Church, a, a Cité de Réfuge de l’Armée du Salut, e o Pavilhão Suíço na Cité Universitaire, em Paris.
Charlotte foi uma pioneira da modernidade e rompeu com os códigos tradicionais de sua época explorando suas facetas de arquiteta, designer e criadora visionária promovendo uma estreita relação entre a arte, a arquitetura e o design.
Charlotte Perriand na Fondation Louis Vuitton
A mostra fica até 24 de fevereiro de 2020 na Fondation Louis Vuitton. O circuito cronológico da exposição reune cerca de 180 peças de design e ambientes planejados por Charlotte Perriand bem como obras de arte que a influenciaram, pinturas, esculturas, tapeçarias e fotografias.
TOUR ARQUITETURA & DESIGN EM PARIS
O tema « Arquitetura & Design » está sempre presente nos tours da BEM in Paris. Selecionamos endereços privilegiados de ateliês, lojas, galerias de arte, hotéis design e locais representativos da diversidade da arquitetura na capital francesa com roteiros adaptados para individuais e profissionais da área. Informações detalhadas pelo E-mail : contato@beminparis.com
E MAIS
Conheça a Fondation Louis Vuitton, projeto do arquiteto Franck Ghery. Neste link.
Confira o post sobre a Villa Savoye, nos arredores de Paris. Aqui.
Arquitetura de Paris no Pavillon de l’Arsenal. Leia o post aqui.
Relembre a exposição Gio Ponti no Arts Décoratifs de Paris. Aqui.