A BnF – Biblioteca nacional da França é uma das mais antigas e maiores bibliotecas do mundo. A BnF tem sua origem na biblioteca dos reis da França, criada no século XIV, no reinado de Carlos V, ela é intimamente ligada à história da França.
Sumário
ToggleA Biblioteca nacional da França é uma instituição pública, sob a supervisão do Ministério da Cultura. Ela tem a missão de proteger a memória do patrimônio nacional, manuscrito, impresso, gráfico, musical e audiovisual para transmiti-lo às gerações futuras.
Biblioteca Nacional da França: biblioteca e museu
A Biblioteca nacional da França tem suas coleções distribuídas em 14 departamentos, localizados em 5 endereços fisícos, tendo como berço histórico, a Biblioteca Richelieu (perto do Louvre e do Palais Royal) que funciona ao mesmo tempo como biblioteca e museu, pólo de excelência mundial e campus para a história, história das artes e do patrimônio, espaço de troca e de pesquisa.
A modernização da Biblioteca Richelieu
No século XIX, com a renovação urbana de Paris, o arquiteto Henri Labrouste é um dos nomes designados por Napoleão III para realizar obras de modernização da Biblioteca Richelieu (1862-1868). Labrute fez uso extensivo do ferro que sustenta uma estrutura de alvenaria.
O espaço mais notável é a sala de leitura, também chamada « Sala Labrouste », edificada com finas colunas com os seus capitéis coríntios e cúpulas com clarabóias envidraçadas que, elevando-se a mais de nove metros do solo, são o meio difusor de luminosidade no interior da sala.
O arquiteto Henri Labrouste é considerado o iniciador da escola racionalista na França e, foi também uma referência para a geração de arquitetos modernos posteriores.
O minimalismo da Biblioteca François Mitterrand
Nos anos 1990, grande parte dos arquivos da Biblioteca nacional da França foram transferidos para o 13° Distrito de Paris, para o campus construído por iniciativa do então Presidente François Mitterrand. A BnF – Biblioteca nacional da França é, por isso, também conhecida como Biblioteca François Mitterrand. O campus François Mitterrand impressiona pela arquitetura ultra moderna e minimalista, projeto assinado pelo escritório de arquitetura Dominique Perrault.
CURSOS ON-LINE DE HISTÓRIA DA ARTE & CULTURA FRANCESA
A @beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.
Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.
Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, direto de sua casa. Clique aqui.
MUSEUS DE PARIS NO INSTAGRAM
Acesse nosso perfil @museusdeparis no Instagram, catálogo digital com informações e curiosidades sobre os mais diversos museus da capital francesa, dos mais secretos aos mais famosos.