Escultura no Louvre: os famosos Cavalos de Marly

Dois pátios de esculturas excepcionais no Museu do Louvre

O Louvre teve sua construção realizada ao longo de 800 anos. A última intervenção relevante foi o projeto « Grand Louvre » durante a gestão do então presidente da França François-Mitterrand, marcada pela instalação da Pirâmide de Pei, que na realidade são 5 ! Falo da contestada Pirâmide do Louvre neste post.

Além da instalação das pirâmides o arquiteto Ieoh Ming Pei, com a participação do arquiteto Michel Macary  interferiu na reabilitação de dois pátios  internos do museu, aumentando o espaço de exposição das obras. Assim foram criados os pátios de esculturas, Cour Marly e Cour Pujet (cour ‘pátio’), inaugurados em 1993, na Ala Richelieu.

Cour Marly

A maior parte das esculturas da Cour Marly, expostas em três nίveis, foram encomendadas por Luίs XIV no final de seu reinado para ornamentação de sua antiga residência real de Marly, perto de Versalhes. O destaque desse pátio de esculturas fica para os famosos « Cavalos de Marly », executados em 1743, por Guillaume Coustou sob Luίs XV.

Considerados uma obra-prima da escultura nacional, os « Cavalos de Marly » foram deslocados  para Paris, em 1794 e instalados na Praça da Concόrdia (antiga Praça da Revolução), na entrada da Champs-Elysées. Mais tarde, foram substituίdas por cόpias e os originais em mármore de Carrara podem ser vistos no Louvre.

Cour Pujet

A Cour Pujet exibe esculturas realizadas no final do século XVII até meados do século XIX.

A particularidade desse pátio de esculturas é que nele são conservados originais de conjuntos esculturais ou maquetes de esculturas encomendadas para ornamentar praças de Paris, parques de residências reais (Versalhes, Tuileries) ou ainda residências aristocratas.

O nome desse pátio « Cour Pujet » é uma homenagem a um dos maiores nomes da escultura clássica francesa, Pierre Pujet (1620-1694), escultor, desenhista, pintor e arquiteto, Pujet foi celebrado por diversos autores como o « Michelâgelo da França ».

Além do circuito clássico de visita do Louvre por salas onde estão expostas obras-primas da pintura italiana e francesa, a escultura greco-romana e neo-clássica italiana, recomendo muitίssimo a visita da Cour Marly e da Cour Pujet.  A visita dessas excepcionais esculturas nesses pátios nos transporta para outra atmosfera do Louvre onde temos a sensação de estar passeando por praças e parques franceses.

Localização da Cour Marly e da Cour Pujet  no Museu do Louvre – Ala Richelieu.

Fiquem à vontade para comentar aqui a experiência de vocês no Louvre e se já visitaram a Cour Marly e a Cour Pujet.

E mais!

A Pirâmide do Louvre: ousadia contestada – Leia aqui

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Post escrito por:
Picture of Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn