A história do vestuário contada através de peças tão impressionantes quanto as pessoas as vestiram …
Quem veste o quê ? Tal é a pergunta suscitada pelo Palais Galliera através da exposição Anatomia de uma coleção. De trajes da corte, entre anônimos e celebridades, a exposição reune centenas de peças e acessórios dos arquivos do Galliera para revisitar a moda do século XVIII até hoje.
Um corset de Maria Antonieta, a blusa de uma enfermeira da Primeira Guerra Mundial, um colete de Napoleão Bonaparte e um vestido de sua esposa, a imperatriz Josefina. Um vestido de George Sand, um colete de Sarah Bernhardt. Chegando aos tempos atuais, um tailleur de Audrey Hepburn, um casaco de Elsa Schiaparelli e até um pijama de Tilda Swinton. A mostra apresenta uma centena de peças que, com ou sem pedigree, contam histórias. Como explica a curadoria do museu, “roupas encarnadas que refletem a constituição das coleções e, ao mesmo tempo, a complexidade de atribuições exigidas por cada uma delas”.
O conjunto exposto não se concentra apenas em peças emblemáticas ou usadas por famosos, mas também naquelas que “às vezes tem apenas um valor sentimental”, acrescenta Alexandra Bosc, uma das conservadoras do Palácio Galliera.
Além de retraçar a história da moda, a mostra destaca o quanto a roupa era marcada pela pessoa que a usava e não pelo designer como acontece hoje, e esta evolução pode ser claramente percebida ao longo do circuito da visita.
Imagens da Exposição L’anatomie d’une collection cedidas pelo Service Presse do Palais Galliera
Por dentro do Museu da Moda de Paris, o Palais Galliera
A dois passos das mais prestigiadas vitrines da alta costura, um palácio de inspiração Renascença construído no século XIX abriga o museu Galliera, museu da moda de Paris. O Palais Galliera fica perto do Trocadéro, na frente do Museu de Arte Moderna e do Palais de Tokyo.
O museu promove mostras excepcionais reunindo grandes nomes do estilismo e figuras da moda e realiza exposições temáticas abordando décadas, influências, evolução do vestuário. As exposições acontecem duas vezes por ano, quando o Galliera apresenta uma parte de suas inestimáveis e frágeis coleções que testemunham da genialidade criativa da moda do século XVIII aos dias de hoje.
Pela fragilidade de seus arquivos compostos de roupas masculinas e femininas e de acessórios como bolsas, sapatos, rendas, leques, xáles, sombrinhas, o Museu Galliera é aberto ao público unicamente durante as exposições temporárias. Esta é mais uma oportunidade para conhecer esse museu que é uma joia da arquitetura e aproveitar cada detalhe histórico e visual dessa exposição extraordinária. À voir, absolument ! #imperdível
Até 23 de outubro de 2016
Exposição L’Anatomie d’une collection
Palais Galliera – museu da moda de Paris 10 av. Pierre 1er de Serbie – 75016
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h Noturno às 5as até às 21h – Fechado às 2as e feriados.
Attention ! Horários praticados quando da abertura do museu para exposições temporárias.
Acesso : Metrô : Alma-Marceau ou Iéna (linha 9), Boissière (linha 6)
https://www.palaisgalliera.paris.fr/
E mais!
Rue du Cherche-Midi: uma rua, meus endereços – Leia aqui