Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Impressionismo na Fondation Louis Vuitton

Exposição impressionismo Fondatuon Louis Vuitton

Para o primeiro semestre de 2019, a Fondation Louis Vuitton reúne uma coleção única de obras de artistas impressionistas, que pertenceram ao colecionador Samuel Courtauld, grande apreciador da pintura francesa, que dedicou parte de sua fortuna para adquirir algumas das mais belas pinturas impressionistas e pόs-impressionistas. A coleção excepcional conta com obras-primas de Manet, Van Gogh, Renoir, Toulouse-Lautrec ou ainda Degas. Algumas expostas ao público pela primeira vez.

Samuel Courtauld (1876 – 1947)

Os laços que unem Samuel Courtauld à França são determinantes em suas motivações e formação de sua coleção. Sua famίlia, originária da Ilha d’Oléron, na França, imigra para Londres no final do século XVII e, na Inglaterra, prosperam como industriais do setor têxtil, com a invenção da viscose, fibra sintética revolucionária, vai prosperar como uma das mais importantes empresas têxteis no mundo no inίcio do século XX.  Samuel Courtauld assume a presidência da empresa em 1921 e acompanha seu desenvolvimento até 1645. Ao lado de sua esposa Elizabeth, em menos de 10 anos, o casal constitue essa fabulosa coleção posteriormente exposta ao público através da criação do Institut Courtauld, em Londres.

A exposição representa um testemunho da extrema exigência e do engajamento artίstico de Samuel Courtauld e apresenta 110 obras, dentre elas, pinturas, gravuras todas tendo pertencido ao colecionador e majoritariamente conservadas na Courtauld Gallery, em Londres, ou em diferentes coleções públicas e privadas internacionais.

O circuito da exposição é cronolόgico e retraça o desenvolvimento do impressionismo e do pόs-impressionismo a partir dos 1860.

Fondatuon Louis Vuitton Paris

Collection Courtauld – um olhar sob o impressionismo

De 20 de fevereiro a 17 de junho de 2019

Fondation Louis Vuitton – 8, ave. du Mahatma Gandhi, 75016

 

Leia o post do blog sobre a trajetόria da Louis Vuitton. Neste link.

Conheça a Fondation Louis Vuitton, que fica a 10 minutos do Arco do Triunfo. Clique aqui.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado na Europa! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Picture of Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress