Nascida na Martinica, Marie Josèphe Rose Tascher de La Pagerie, chamada de Rose por sua famίlia, e mais tarde, de Joséphine por Napoleão. Josefina muda-se para Paris com o primeiro marido, Alexandre de Beauharnais, de quem fica viúva durante a Revolução francesa. Mãe de um casal de filhos, Josefina integra facilmente a sociedade parisiense frequentando salões e encontros intelectuais. Nesses salões que reunia a nata da elite da época, Josefina, é apresentada ao jovem general Napoleão Bonaparte. Casando-se com Bonaparte, Josefina torna-se em 1804, a primeira Imperatriz dos Franceses, iniciando o primeiro império pόs monarquia absoluta, ao lado de Napoleão I.
Sumário
ToggleConhecida por sua elegância e gosto apurado por decoração e objetos de arte, Josefina também adorava jardins e introduziu várias espécies vegetais ainda não cultivados na França na época. O Casal imperial viveu nos arredores de Paris, no Palácio Imperial de Malmaison, onde Josefina tinha um roseiral com mais de 250 rosas. O palácio foi decorado com peças e mόveis encomendados por Josefina aos melhores artesãos daquele perίodo. Josefina deixou sua marca no estilo Diretόrio, por sua elegância e refinamento, nas artes decorativas e na moda.
Bambi Sloam : elegância à francesa inspirada em Josefina
O universo de Josefina inspirou a designer de interiores francesa Bambi Sloan na decoração do Hotel de JoBo (de Josefina Bonaparte), situado no coração do Marais, construίdo sobre vestίgios de um antigo convento do século XVII.
O fio condutor da decoração assinada por Bambi Sloan é o toque de delicadeza imprimido por Josefina Bonaparte ao rίgido estilo Diretόrio revisitado com uma ponta de fantasia e fashionismo. O estilo Diretόrio anunciava o estilo Império e Hotel de Jobo é uma mistura desses estilos histόricos, com uma leitura atual, divertida e colorida. Josefina é quem introduz a estampa pantera em tapetes e a decoradora usa e abusa dessa estampa acrescentando a rosa, flor preferida da imperatriz. Marchetaria, tendas, detalhes em forma de losango, flechas, papéis de parede com desenhos de pássaros, cisnes, rosas, vários elementos apreciados por Josefina e que lembram a decoração do Palácio Imperial de Malmaison, residência de Josefina e Bonaparte, nos arredores de Paris.
O Hotel de JoBo é um hotel 4 estrelas, localizado a alguns metros da rue de Rivoli e da Rue Saint Antoine, no coração do Marais. Localização excelente entre o Hôtel de Ville e Praça da Bastilha. Os 24 quartos do Jobo são um misto de histόria, de bom gosto e de fantasia. O JoBo também conta com um Bar/salão de chá, também acessίvel a não hόspedes. Um espaço elegante e calmo onde costumo sugerir uma pausa durante nossos passeios guiados no Marais.
Adoro o trabalho da decoradora Sloam Bambi e sou particulamente fascinada pelo universo romanesco da imperatriz Josefina. Escolhi, inclusive o Hotel de Jobo, como cenário para as fotos do post onde falo em como me tornei Guia Cultural em Paris. Nesse link.
HOTEL DE JOBO
10, rue d’Ormesson – 75004 Paris
Tél. : +33 (0)1.48.047.048
www.hoteldejobo.paris
Quartos à partir de 180€ a diária.
E MAIS …
Falo do Palácio Imperial de Malmaison, onde residiram Josefina e Napoleão Bonaparte, perto de Paris. Nesse post).