Passada a movimentação da alta temporada, pude enfim descansar por uma semana e escolhi Londres como destino. Duas razões motivaram minha escolha por Londres, rever amigos queridos e apresentar Londres à minha filha Valentine. Além, claro ! da praticidade que é viajar entre as duas capitais, saindo do centro de Paris, no trem Eurostar e chegando praticamente no centro de Londres, em apenas 2h15 !
Pela proximidade, já tinha estado em Londres por umas sete vezes, como turista, a passeio e acompanhando brasileiros pelo fato de falar inglês fluente (ou quase 😊 ). Muitos escolhem visitar Londres por 1 dia, saindo cedo de Paris e voltando à noite, ou ainda vice-versa, estando em Londres, visitar Paris por 1 dia.
Bom, fui descansar, mas aproveitei para revisitar museus e outros lugares onde ainda não tinha estado, a oferta cultural em Londres, a exemplo de Paris, é também das mais vastas e variadas. Quem segue o perfil da @beminparis no Instagram pôde ver que eu não resisti, mesmo estando de folga, em compartilhar alguns momentos da viagem nos Stories. O ponto alto da audiência, claro ! foi quando mostrei a etiqueta do chá da tarde na casa dos meus amigos, onde estávamos hospedadas. Não tinha como não quebrar o protocolo diante de tantos bolos maravilhosos, em especial, do tradicional carrot cake, que eu adoro. Nos divertimos muito, mas também aprendemos bastante sobre aspectos peculiares da etiqueta inglesa. Nada como viajar para aprendermos na prática, sobre a cultura de outro país.
Nesse post, compartilho algumas de nossas escolhas durante a semana em Londres.
Conhecemos a The Wallace Collection que elegemos como a number one de nossas experiências culturais em Londres. Além do acervo riquíssimo em pinturas, porcelanas e mobiliário de época, tivemos a sorte de ver a exposição do momento sobre o designer de sapatos, o espanhol Manolo Blahník.
Ficamos maravilhadas com a relação entre o design dos sapatos e obras das coleções do museu. A exposição intitulada “An Enquiring Mind: Manolo Blahnik à la Wallace Collection”, fica na Wallace Collection, até 27 de outubro de 2019.
O Museu de História Natural de Londres estava na lista das visitas imperdíveis da Valentine. Valeu a pena a espera por meia hora na fila e sob tempo chuvoso (Londres, sem chuva, nem combina !). A própria estrutura do museu já é impressionante, cenário de filme ! Adoramos e queremos voltar com mais tempo. Vale ficar no museu pelo menos meio período.
Sempre volto à National Gallery, em especial pelas pinturas de Turner, que inspiram artistas franceses, em especial, Claude Monet. Foi muito especial, apresentar esse museu para a Valentine. A National Gallery é um dos principais museus de Londres e está entre meus favoritos. Deixei nos destaques dos Stories (@beminparis) um resumo sobre a relação da pintura de Turner e de Monet.
Estivemos na Catedral Saint Paul, segunda maior catedral do mundo, depois da Basílica de São Pedro, na Harrolds, no Covent Garden, na London Eye, Buckingham Palace e em outros endereços must see in London, mas não registrei tudo, pois estava mesmo em modo férias, mesmo que por uma semana.
Finalizo esse post com imagens da Fortnum & Mason, uma das lojas mais incríveis de Londres. A Fortnum & Mason é uma das lojas mais antigas e mais elegantes de Londres e representa grandes marcas tradicionais britânicas. Tudo na loja é magnifique ! desde as especiarias finas, chás, biscoitos, acessórios de decoração, etc, mas o que são indescritíveis mesmo de tão finas são as louças e porcelanas vendidas na Fortnum & Mason. J’adore.
Qualquer dia desses compartilho aqui no Blog sobre a etiqueta no momento do chá.
See you!
Receptivo e passeios de carro em Londres
A melhor dica ficou para quem leu o post até o final. Em Londres, recomendo passeios com o Francisco Romanini, com quem fizemos um City Tour privativo no dia da chegada, sob medida, com uma abordagem de local, menos turística. Foi super válido!
Bruges, na Bélgica, é outra cidade na Europa perto de Paris, cheia de charme e patrimônio cultural e histórico riquíssimos. Confira nesse post. E nesse post também.