Louvre: a arte da pintura em pastel

Exposiçao pintura pastel no Louvre
Exposição de pintura no museu do Louvre em Paris

O museu do Louvre reune pela primeira vez,  uma das mais excepcionais coleções de pastéis européus dos séculos XVII e XVIII. A coleção apresenta 120 pastéis, dentre eles, algumas obras-primas, como o Retrato da marquesa de Pompadour, pelo artista Maurice Quentin de La Tour.  A técnica da pintura em pastel, é utilizada desde o final do século XV, e ganhou força, em especial, na Itália e na França durante o século XVIII.  Entre os mestres mais talentosos da arte do pastel, estão a artista italiana, Rosalba Carriera e os pintores franceses, Jean-Etienne Liotard, Maurice Quentin de La Tour, François Boucher, Elisabeth-Louise Vigée Le Brun, Jean-Baptiste Siméon Chardin, ou ainda Jean-Marc Nattier… que marcaram a histόria da arte trabalhando com a técnica do pastel, em especial, durante os reinados de Luίs XV e Luίs XVI. Foi uma técnica muito utilizada por grandes pintores contemporâneos, como Edgar Degas, Odilon Redon e Pablo Picasso.

Rosala Carriera artista italiana
A técnica da pintura pastel

A técnica da pintura em pastel

Essas obras de extrema fragilidade foram executadas com com um pό colorido comparado àquela camada fininha que cobre as asas da borboleta.

A fim de criar pastéis duros e macios, os pigmentos são moídos em uma pasta com água e um aglutinante de goma e, em seguida, enrolados ou pressionados em palitos. O nome “pastel” vem do latim medieval Pastellum, pasta de malha, ou apenas pasta. A palavra francesa pastel apareceu pela primeira vez em 1662. A maioria das marcas produz gizes de uma cor, cujo pigmento original tende a ser escuro, desde pigmento puro até quase branco, misturando diferentes quantidades de giz. Esta mistura de pigmentos com gizes é a origem da palavra “pastel” em referência a “cor pálida”, pois é comumente usado em cosméticos e na moda.

Quando totalmente coberto com pastel, o trabalho é chamado de pintura em tons pastel; quando não, um esboço pastel ou desenho. As pinturas em Pastel, sendo feitas em um meio que possui a maior concentração de pigmento de todos, refletem a luz sem refrear o escurecimento, permitindo cores muito saturadas.

Uma das possiveis fihas de Luis XV
Exposição pintura pastel Louvre

A fragilidade do pastel

A passagem do tempo, que é um problema para as tintas a óleo e para a aquarela, não altera as obras feitas com pastel. A única desvantagem do pastel é a pouca aderência, por ser um pó. Ou seja, ele é facilmente desprendido da superfície. Mas o problema pode ser resolvido por meio de fixadores e ou por meio do emolduramento das obras, considerada uma proteção contra a luz, o calor e a umidade.

Exposiçao pintura pastel no Louvre

Esta coleção do museu do Louvre foi restaurada graças ao mecenato e patrocίnio da fundação American Friends of the Louvre.

Exposiçao no maior museu do mundo Louvre

O Retrato da famosa Marquesa de Pompadour

Marquesa de Pompadour Favorita do rei

Madame de Pompadour foi uma das raras mulheres tendo desempenhado um papel preponderante na vida artίstica, intelectual e polίtica do século XVIII. Amante oficial do rei Luίs XV, a famosa « Favorita » do monarca é representada em seu gabinete em seu papel de protetora das artes. Maurice Quentin de La Tour representa a marquesa, rodeada por atributos que simbolizam a literatura, a música, a astronomia e a gravura. Fazendo-se representar com tais referências artίsticas e literárias Madame de Pompadour objetiva chamar a atenção de Luίs XV para a  extraordinária evolução intelectual, moral, filosόfica e polίtica, efervecentes em Paris naquele perίodo e, dificilmente assimiladas na Corte de Versalhes, restrita à sua etiqueta e princίpios.

Maurice de La Tour
Maurice Quentin de La Tour

A vida e a influência das Favoritas dos rei da França é um dos temas abordados durante nossa visita guiada no Palácio de Versalhes. Oh ! Versalhes ! se aquelas paredes falassem !

A exposição « En société : Pastels du Louvre des XVIIe et XVIIIe siècles », fica no Louvre até o dia 10 de setembro de 2018.

O mesmo bilhete de visita do museu é válido para o acesso à essa exposição sublissime !

Pintura no Louvre

O Museu do Louvre possui um acervo de 38 mil obras expostas em 66.000 metros quadrados de galerias de exposição e oferece ao visitante a possibilidade de inúmeros temas de visita.

OUTROS POSTS SOBRE O LOUVRE

Conheça a Galeria de Apolo, cuja construção foi encomendada por Luis XIV. Nesse link.

A menos visitada mas não tão menos impressionante Galeria de Médicis, com 27 pinturas do artista flamengo, Rubens. Leia aqui.

O museu do Louvre abriga ainda, um das mais vastas coleções de Antiguidades Egpcias no mundo. Aqui.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Post escrito por:
Picture of Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn