Esta semana tive o prazer de ser convidada para a apresentação, em primeira mão, da nova exposição temporária da Van Cleef & Arpels, prevista a partir de maio. É sempre um prazer compartilhar desses momentos únicos com vocês pelos Stories do Instagram @beminparis.
A Van Cleef & Arpels é a maison pioneira em criar uma escola dedicada à introdução à joalheria e promove ateliês regulares para profissionais e apreciadores do universo da joia. A École des Arts Joailliers, fica a dois passos da Place Vendôme, no 31, rue Danielle Casanova, local onde as exposições temporárias são organizadas.
A exposição « Paradis d’Oiseaux », (tίtulo literalmente traduzido como Paraίso dos Pássaros) traz uma seleção de broches excepcionais de duas coleções privadas e des fundos patrimoniais da Maison Van Cleef & Arpels. Os broches selecionados traduzem o desenvolvimento do gosto pela representação do pássaro na joalheria, criatura delicada, vivaz e pura, que faz a ligação entre o céu e a terra.
A multiplicação dos pássaros na joalheria a partir do século XIX retrata o gosto pelo naturalismo decorativo que invade a decoração de interiores na época. Nas coleções com o tema naturalia constituίdas por amantes da histόria natural estão presentes algumas montagens artίsticas integrando espécies naturalizadas chamadas paradis d’oiseaux (paraίso dos pássaros).
Audácia e técnica na produção de joias únicas
Com o gosto pelo romantismo, por viagens e a curiosidade despertada por ilustrações de aves, a criação joalheira desenvolve um olhar cada vez mais apurado pela diversidade, a morfologia e o comportamento dos pássaros e, ousa audácias estilίsticas e técnicas para representar o pássaro em toda sua essência e beleza.
Arte e excelência em forma de broches
Além de broches de pássaros emblemáticos, criados notadamente pelas joalherias Baugrand, Cartier, Mauboussin, Mellerio, Reouvenat, Sterlé e Van Cleef & Arpels, a exposição conta com prestigiosas coleções públicas representando o pássaro em ambiente terrestre, sobre galhos e voando, interpretado na pintura, no desenho, na gravura ou ainda na porcelana. Peças cedidas pelo Museu das Artes Decorativas, pelo Museu de Histόria Natural e pela histόrica Manufatura de Sèvres.
As peças selecionadas oferecerão ao visitante uma mostra da excelência artίstica à serviço da representação do corpo, da plumagem ou do movimento do pássaro, entre naturalismo e estilização, entre fidelidade à natureza e audácia formal, entre realismo e sίmbolo.
Exposição Paradis d’Oiseaux – de 15 de maio a 13 de julho de 2019.
Na École des Arts Joailliers, 31, rue Danielle Casanova, 75001 Paris
Entrada gratuita, de segunda a sábado, das 12h às 19h
ROTEIRO ESPECIAL DA @BEMINPARIS
A visita da Van Cleef & Arpels faz parte do roteiro « Paris Capital da criação », um roteiro de uma semana em Paris, voltado para a criação e artes decorativas.
O roteiro « Paris, capital da criação » por meio de visitas guiadas em museus, monumentos, bairros histόricos e visitas a ateliês, traça um panorama histόrico e cultural de como a França tornou-se referência de excelência e posicionou Paris como capital mundial do luxo. Informações pelo E-mail : contato@beminparis.com
Tive o grande prazer de apresentar o roteiro « Paris, capital da criação » à Consuelo Blocker e ela conta como foi a experiência no ConsueloBlog. Vale conferir neste link.