Ore, o restaurante de Alain Ducasse em Versalhes

Com cerca de 7,5 milhões de visitantes por ano, o Palácio de Versalhes é um dos monumentos mais visitados da França.  Os Domίnios de Versalhes compreendem o Palácio, seus jardins à francesa e ainda dois palacetes, o Trianon e o Petit Trianon. Além da estreita relação com a fascinante trajetόria do rei Luis XIV, Versalhes conquista o visitante por suas grandiosas dimensões e pela opulência de suas coleções e decorações, sίmbolos da excelência artίstica do século XVII.

ore-ducasse-1

O mais novo motivo para visitar Versalhes, nos arredores de Paris, é o récem-inaugurado restaurante Ore, do multi-estrelado Chef Alain Ducasse. Ore (pronúncia Oré), que significa « boca » em latim, é uma referência aos prazeres da mesa na Corte francesa e precisamente,  aos encarregados pela preparação dos pratos servidos ao Rei, referência também observada logo na saίda do elevador  que tem acesso direto para a cozinha aberta do restaurante.

O Ore funciona no mesmo espίrito que o Champeaux (restaurante Ducasse nos Les Halles). A decoração é elegante e sόbria e o cardápio é voltado para clássicos da cozinha francesa revisitados, com opções variadas e leves, além de soufflés preparados na hora.  O restaurante também tem menu infantil, graciosamente chamado «Princes et Princesses» (prίncipes e princesas).

ore-decor

ore-vista-versalhes

ore-decor-1

O Ore funciona o dia todo, praticamente nos mesmos horários de abertura do Palácio de Versalhes e começa a servir a partir das 8h00, com proposta de café-da-manhã. Afinal, nada como começar o dia com café-da-manhã de Palácio, não é mesmo ? Para o almoço é recomendável reservar e, entre 14h30 e 18h30, o restaurante  atende sem reserva, com opções de refeições rápidas e um delicioso  cardápio de pâtisseries.

ore-patisserie
Além de almoço e pratos rápidos durante todo o dia o Ore abre às 8h00 para café-da-manhã e funciona também como salão de chá à tarde

Versalhes é uma das principais visitas guiadas propostas pela BEM in Paris e  foi uma honra receber o convite do Ore para almoçar chez Ducasse, logo nos primeiros dias de abertura do restaurante. Mostrei detalhes do espaço e do almoço no Snapchat da @beminparis

Aqui estão as minhas escolhas do cardápio de outono!

ore-entrada
oeuf bio cocotte aux épinards et champignons des bois (ovos + espinafre + champignon)

ore-prato
Suprême de pintade fermière aux pêches de vigne, fenouil fondant (galinha d’Angola com figos e legumes) Deliciosamente suculenta!

Para finalizar, não poderia ter deixado de escolher uma pâtisserie que homenageia o “Rei Sol”, a Louis XIV, sobremesa de chocolate e nozes. A cobertura lembra uma barra de ouro, certamente uma alusão à riqueza do reinado de Luis XIV.

ore-sobremesa-chocolate

Jantares como nos tempos de Luis XIV

À noite o restaurante é fechado e o espaço é privatizado para eventos exclusivos. Alain Ducasse não pára de surpreender e em conjunto com Conservadores de Versalhes, elaborou menus histόricos excepcionais inspirados nos faustos do « Rei Sol ». Além do ambiente histόrico prestigiado, os jantares serão organizados segundo o cerimonial da realeza, com serviço à francesa e servidos na porcelana de Maria-Antonieta, reeditada com exclusividade para o Ore, pela Manufatura real de Limoges. Certamente, uma experiência estética e culinária memorável!

ore-service

ore-service-1

ore-service-2

Château de Versailles

ORE – Pavillon Dufour – 1° andar
Place d’Armes – 78 000 Versailles

Attention ! A entrada do restaurante Ore é independente da entrada para visita do Palácio de Versalhes. Ao passar do portão principal do Palácio, fica do lado esquerdo no Pavillon Dufour.

Telefone. +33 1 30 84 12 96 (Email : ore@ducasse-chateauversailles.com)

Posts relacionados :

Champeaux, o restaurante Alain Ducasse no Les Halles (Neste link)

Visita ao Palácio de Versalhes (Clique aqui)

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Post escrito por:
Picture of Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn