Taste of Paris: festival de gastronomia francesa

O mês de fevereiro foi marcado por um dos eventos mais esperados desse primeiro semestre, o festival de chefs “Taste of Paris”. A @beminparis não poderia deixar de conferir esse evento imperdível de ode a gastronomia francesa. Mostramos tudo ao vivo pelo Snapchat #beminparis, direto do Grand Palais.

O evento que nasceu em Londres, em 2014, também acontece em outras cidades, como Toronto, Moscou, Abu Dhabi, Melbourne ou Auckland, na Nova Zelândia.

Essa edição de Paris foi sucesso absoluto, ainda mais, que os novos chefs super estrelados do Guia Michelin 2016, tinham acabado de serem eleitos. Os detaques do privilegiado Guide Michelin 2016, ficaram para o chef Alain Ducasse, o seu restaurante no hotel Plaza Athénée, e o restaurante Le Cinq, sob a liderança do chef Christian Le Squer, no hotel George V, que conquistaram a tão sonhada 3 estrelas do guia.

TOP grand palais

Os stands funcionavam como cozinha, onde os chefs e suas equipes preparavam entradas, pratos e sobremesas, servidos imediatamente para os visitantes. Todo stand tinha fila, até relativamente longas, mas o atendimento era rápido. O objetivo do festival é propor pequenas porções de receitas renomadas e de novas criações. Devo confessar, que achei as porções bem mini (com pratos principais a 12 euros), porém achei muito válida a experiência de degustar em um mesmo local, um pouquinho da seleta cozinha de grandes chefs, sem contar o prazer de vê-los em plena ação.

TOP chef Le Pre Catalan
O Chef Frédéric Anton, considerado uma das figuras emblemáticas da cozinha francesa contemporânea, no comando, desde 1997, do estrelado restaurante Le Pré Catalan.
Chef Le Pre Catalan
O stand do Le Pré Catalan ficou entre os mais movimentados

Sur Mesure

O “Taste of Paris” reuniu a nata dos chefs parisienses, entre chefs estrelados, como o próprio Alain Ducasse e jovens talentos. Tivemos a grata surpresa de ver entre os novos talentos, o chef brasileiro, Rafael Gomes, da equipe do restaurante Grand Coeur (41 rue du Temple 75004 Paris).

TOP Chef brasileiro
O Chef brasileiro Rafael Gomes

Outro lado bacana do festival é presença de diversos produtores, apresentando produtos regionais, que promovem a degustação e vendas de produtos regionais: queijos, azeites, patês, frutas e legumes, etc.

TOP jambom

TOP Guy Savoy

TOP queijos

TOP ferme vertessac

TOP vinhos

Claro, que sai de lá, com minhas batatas violetas.

TOP batatas 2

Introduzida na França, no século XVII, hoje já são mais de 100 variedades de batatas produzidas em território francês. Cada variedede tem suas especificidades e são usadas para diferentes modos de cozimento e receitas. Algumas variedades de batatas são usadas para preparação de puré, outras assadas, cozidas à vapor, fritas, enfim, a batata é para o francês, o que o arroz é para o brasileiro. Se não tem no almoço, no jantar, com certeza.

Quer combinação mais perfeita que boa cozinha e boa música ! a animação musical do “Taste of Paris” foi de muito boa qualidade.

TOP musica

GASTRONOMIA & A ARTE DE RECEBER

Gastronomia rima com arte de receber e refinamento. Entregamos aqui, um endereço selecionado a dedo, a loja « Au Bain Marie », que fica no coração de Saint Germain dès Près (56 rue de l’université). Verdadeira caverna de Ali Baba, a loja é especializada em peças originais e raras, de todos os estilos : século XVIII, Art Déco, clássico, romântico…peças nobres e de qualidade, originárias de Palácios e de restaurantes renomados. Entre peças vintage e de coleção, peças contemporâneas de incrível qualidade e bom gosto.

TOP decor

TOP decor 3


O “Taste of Paris” é uma experiência degustativa incrível recomendada a gastrônomos e epícuros. Se você também é apreciador da nouvelle cuisine francesa e das boas coisas da vida, “de bonnes choses de la vie”, como dizem os próprios franceses, te esperamos para a edição 2017, prevista de 18 a 21 de maio.

TOP Edis Lima

À la prochaine !

E mais!

Cozinha de Chef a dois passos do Louvre – Leia aqui

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress