A Basílica de Saint Denis é considerada o primeiro monumento no estilo gótico, na região Ile-de-France. Conhecida por abrigar mais de 70 estátuas fenerárias e túmulos reais, está situada a 5 km do centro de Paris.
Na minha recente visita à Basilica de Saint Denis, tive a feliz surpresa de descobrir uma exposição excepcional realizada nesse importante monumento : « Os Grandes vestidos reais », idealizada pelo artista e estilista Lamyne M.
Cada vestido foi desenhado à partir do túmulo de uma rainha ou de uma princesa. Os vestidos, cujas estruturas e drapeados são inspirados de vestidos medievais, foram realizados com tecidos atuais : jersey, nylon, tecido chinês, tecidos do Magreb, wax africano, tecido de sportwear, etc.
Seis vestidos estão expostos nas seis capelas da cripta, dois outros no altar da catedral, em frente as relíquias de São Denis.
Esses vestidos reais representam uma homenagem à grandeza da mulher. O artista questiona o feminino. E um dialogo se constrói entre as diferentes dinastias da França e, as diferentes culturas do mundo, onde cada um pode escrever/tecer sua história.
Post detalhado sobre a Basílica de Saint Denis no link !
Exposição « Les Grandes robes royales »
Até 30 de abril de 2016
Basilique Cathédrale de Saint Denis
Endereço : 1 Rue de la Légion d’Honneur, 93200 Saint-Denis
Indo de metrô, linha 13, Estação “Basilique de Saint-Denis”.
Uma resposta