Daniel Buren : cores, transparência e luz na Fondation Louis Vuitton
Dando continuidade ao seu trabalho de promoção da criação contemporânea e de busca de encontros inéditos relacionados a sua arquitetura, a Fondation Louis Vuitton apresenta desde 11 de maio de 2016, a instalação temporária de Daniel Buren, intitulada : « L’Observatoire de la Lumière ».
A Fundação Louis Vuitton, que tem forma de barco a velas, com a instalação de Buren, tem suas doze velas, constituídas de 3600 telas de vidro, recobertas de telas coloridas, intercaladas de espaços brancos e vazios. As treze cores utilizadas mudam de intensidade de acordo com as horas do dia e o nível de luminosidade de cada estação. Através de um jogo de cores, de projeções, reflexos, transparências e contrastes, Daniel Buren nos leva a ter um novo olhar da excepcional arquitetura de Frank Gehry.
O artista francês Daniel Buren desenvolve desde os anos 1960, uma obra radical, caracterizada pela utilização de ferramentas visuais interconectando-as com o espaço em seu contexto. Suas obras são criadas em função das particularidades do local que as acolhe e são realizadas in situ, em espaços públicos, a exemplo de sua instalação no Palais Royal (As Colunas de Buren) bem como em museus e galerias de arte.
Observatoire de la Lumière por Daniel Buren
Fondation Louis Vuitton – 8, Avenue du Mahatma Gandhi – 75016 – Paris
Aproveitei a visita a Fondation Louis Vuitton para uma pausa gourmet na companhia da minha filhota Valentine.
Além de funcionar à tarde, como salão de chá e bar, o restaurante Le Frank abre para almoço e em alguns dias da semana, para jantar, com reserva.
Mostrei essa instalação de Daniel Buren em detalhes no Snapchat #beminparis que está sempre cheio de novidades.
Conheça melhor a Fondation Louis Vuitton, clicando aqui.