Praça Real construída no século XVII
Construída no formato octogonal, como um salão de bailes a céu aberto, a Place Vendôme é uma joia da arquitetura clássica do final do reinado de Luís XIV. Antes de se tornar centro internacional da alta joalheria, o conjunto de mansões luxuosas no entorno da praça, foi habitado por grandes famílias aristocratas e burguesas, entre monarquia e império.
A Place Vendôme é a quinta Place Royale de Paris, uma « Praça Real », além da Place Dauphine, da Place des Vosges, da Place des Victoires e da Place de la Concorde.
A « place royale » é um conjunto arquitetural destinado a acolher em seu centro, a efígie do rei personificado em uma estátua equestre. As fachadas idênticas que circundam a praça de forma simétrica e harmoniosa servem então, de vitrine para a estátua do rei. A primeira estátua da Place Vendôme foi a de Luís XIV, destruída quando da Revolução francesa.
Em substituição a estátua equestre de Luís XIV, Napoleão I, encomendou em 1810, a construção da Coluna Vendôme, erigida para comemorar sua vitória de Austerlitz, em 1805. Com 44,3 metros de altura, a Coluna Vendôme foi construída com placas de bronze oriundas de canhões fundidos tomados dos austríacos e russos durante a fulgurante batalha. Inspirada na coluna Trajano, de Roma, a Coluna Vendôme é hoje, um dos símbolos de Paris.
De Place Royale a centro da Alta joalheria
Instalados na Rive Gauche, nas proximidades do Quai des Orfèvres, ourives e joalheiros migram para a Place Vendôme, notadamente, durante o primeiro império com Napoleão I. François-Regnault Nitot é o primeiro joalheiro a se instalar ali e o principal fornecedor da família imperial, cuja fama veio com a confecção da prestigiada espada utilizada por Napoleão durante sua Coroação. Mas foi durante o terceira República, no final do século XIX que grandes maisons em atividade até hoje, se instalam na majestosa praça : Boucheron (1893), Cartier (1899), Van Cleef and Arpels (1906) e Chaumet (1907).
Centro do luxo parisiense, a Place Vendôme reúne outras grandes joalherias e relojoarias como : Mauboussin, Bvlgari, Piaget, Rolex, Chanel Joaillerie, Dior Joaillerie e recentemente recebeu o primeiro endereço da Louis Vuitton no mundo, dedicado a joalheria.
Ritz, luxo à francesa
De todos os endereços da Place Vendôme, o mais prestigiado deles é sem dúvida, o lendário Hotel Ritz, reaberto no último mês de junho, após longo período fechado para restauração. Criado pelo suíço César Ritz, em 1898, esse hotel-palácio continua sendo o símbolo do luxo e da mais alta sociedade. Ao lado de soberanos e de estrelas do show biz, já foi frequentado por personalidades como Winston Churchill, Charlie Chaplin ou Francis Scott Fitzgerald. O escritor americano Ernest Hemingway, também marcou a história do hotel, cujo famoso Bar leva seu nome. A imagem do Ritz, porém, é indissociável da diva da moda, Coco Chanel, que elegeu o palácio como residência durante 36 anos, de 1935 à 1971.
Nosso passeio guiado a pé em Paris, é um de nossos passeios de maior sucesso. No ritmo do visitante, ao longo das históricas ruas de Paris, guiado por um Guia licenciado, você vai conhecendo detalhes históricos e culturais da capital francesa, parando em pâtisseries, cafés, entrando em praças, aprendendo e se apaixonando pela fascinante história da criação e da evolução de Paris. Saiba detalhes no link.