A Pirâmide do Louvre é um dos elementos de maior atração do museu e, desde abril de 2014, o Louvre tem convidado artistas contemporâneos para criarem instalações temporárias especificamente para serem exibidas sob sua Pirâmide central, principal entrada do museu, criada pelo arquiteto sino-americano Ieoh Ming Pei.
O “Trono” de Kohei Nawa
Nascido em Osaka, em 1975, Kohei Nawa vive em Tόquio e dirige a plataforma SANDWICH Inc, que reune um coletivo de criadores, entre arquitetos, fotόgrafos e designers. Kowei Nawa estudou na universidade municipal de artes de Kyoto, com especialização em escultura.
Até janeiro de 2019, os visitantes do Louvre poderão conhecer de perto, a monumental obra de Kohei Nawa, que criou um Trono futurista de aço, medindo mais de 10 metros de altura. Inspirado nas formas e origens dos carros dos desfiles religiosos utilizados no Oriente, pesando 3 toneladas, o « Trono » de Kohei Nawa foi realizado com a inovadora técnica de modelagem 3D e a técnica de revestimento em folhas de ouro, cujo conhecimento faz referência ao Egito antigo e às coleções do museu do Louvre.
Japonismos 2018 : arte e cultura japonesa em evidência
O ano de 2018 marca o 160° aniversário das relações diplomáticas entre o Japão e a França, bem como o 150° aniversário da era Meiji, quando o paίs se abre para Ocidente. Nesse contexto, o Império do sol nascente é destaque na França com o Projeto Japonismos 2018, que contempla outras exposições temporárias de artistas nipônicos, inclusive, a mostra de Murakami, na Fondation Louis Vuitton.
E então, vocês acharam que o « Trono » de Kohei Nawa se integrou bem à Pirâmide do Louvre ?
E MAIS …
Visitar o Museu do Louvre é atravessar mais de 800 anos de histόria da arte e da arquitetura. Saiba como funciona nossa visita guiada no Louvre, aqui.
As Pirâmides do Louvre, que hoje são referências para o Louvre foram inicialmente muito constestas pelos franceses. Vem saber dos motivos nesse post.