A Bienal Paris é um dos eventos culturais mais prestigiados da capital francesa. Durante uma semana, a Bienal reune sob a histόrica cúpula do Grand Palais, cerca de sessenta galeristas franceses e estrangeiros. Comparada a um museu efêmero, a Bienal é um salão histόrico e patrimonial, reunindo coleções excepcionais de quadros, esculturas, mόveis e objetos de arte que destacam-se pela beleza e raridade. Algumas das obras apresentadas completarão coleções de museus, outras, coleções privadas.
A Bienal Paris é organizada em paralelo ao Maison & Objet, um dos mais importantes salões de design de interiores e tendências e a Paris Design Week, que celebra os novos talentos do design por um circuito de lojas e pop-ups em Paris, além de conferências e ateliês em torno do tema. Uma semana efervescente de novidades e inspirações para designers, arquitetos e apreciadores de arte.
Napoleão conquista o monumental Grand Palais
O Grand Palais foi construίdo para a Exposição Universal de 1900 e é um dos mais emblemáticos monumentos de Paris. Tanto do lado de fora quanto de seu interior é impressionante observar a grandiosidade de sua arquitetura e sua fantástica estrutura de ferro e de vidro. O Grand Palais recebe grandes exposições temporárias e, é onde Karl Lagerfeld organiza os desfiles de Alta costura da Chanel.
Moda, pintura, design, cenografia, street-art, Jean-Charles de Castelbajac explora todas essas disciplinas de um jeito particular, quebrando cόdigos, imprimindo nelas seu toque poético, colorido e senso crίtico. Apesar de ter uma carreira artistica movimentada e prestigiada, Castelbajac é mais conhecido como estilista. Como diretor artίstico da Bienal desde ano, ele imagina um espaço contemporâneo como uma boutique ou joalheiria para instalar uma exposição dedicada a Napoleão.
A instalação de Castelbajac reune peças originais que pertenceram à Napoleão e fazem parte do acervo de Pierre-Jean Chalençon, colecionador francês fascinado por Napoleão desde a adolescência que, em mais de 30 anos, reuniu mais de 2000 objetos imperiais, adquiridos em antiquários e leilões.
A @beminparis na Bienal Paris
Tive o prazer de representar a @beminparis no vernissage de abertura da prestigiada Bienal e mostrei nos Stories a diversidade, a riqueza e a originalidade das coleções das galerias expositoras. O visitante pode observar diferentes movimentos culturais e expressões artίsticas, bem como, uma mostra única do « savoir-faire » artesanal e da excelência à francesa representada nas coleções de renomados antiquários. Além da possibilidade de encontrar aquela joia rara para chamar de sua, vale a pena visitar a Bienal para se inspirar, interagir com galeristas, marchands e conhecedores do mercado de arte.
Um pouco do que vi nas galerias presentes na Bienal Paris 2018.
Bienal Paris
Grand Palais – Avenue Winston Churchill – Paris 8e
8 a 16 de setembro de 2018
Todos os dias, das 12h às 20h
Noturno, na quinta-feira, 13 de setembro, até às 22h30.