A maternidade na arte

Da representação da Virgem Maria e o menino Jesus na Idade média aos retratos oficiais das famílias burguesas no século XVIII, a maternidade é  um tema de fascínio para inúmeros artistas.

Até o século XVI, o tema na maternidade é geralmente relacionado à temas religiosos, notadamente com a representação de Maria e o menino Jesus. A intimidade da família passa a ser amplamante retratada na pintura a partir do século XVII, com o surgimento de uma classe e a valorização da criança na sociedade. Na França, os pintores impressionistas concentram-se em representar cenas da vida real tal qual ela é, e produzem inúmeras obras tendo a maternidade como tema central.

O Dia das Mães na França, foi oficializado, em 24 de maio de 1950. O dia de celebração é previsto no último domingo de maio ou no primeiro domingo de junho, de forma que não coincida com o Dia de Pentecostes (feriado religioso que marca os cinquenta dias após a ressurreição de Cristo na Páscoa). Neste ano, o Dia das Mães na França, « Fête des Mères », em francês, será comemorado, no domingo 7 de junho de 2020.

Dedico esse post às mães brasileiras, no Brasil e no mundo afora, esta série de pinturas de Renoir sobre o tema maternidade.

Primeiros Passos Renoir

Renoir

Renoir criança

maternidade na pintura

Renoir maternidade

Mulher guarda-sol Renoir

SOBRE RENOIR 

Autorretrato Renoir

Pierre-Auguste Renoir (1841 – 1919) nasce em Limoges numa família modesta e aos 13 anos inicia a vida artística como aprendiz de pintor de porcelana. Em 1861, em Paris, Renoir frequenta o atelier de Gleyre preparando-se para ingresso na Escola de belas-artes e nesse período conhece outros artistas impressionistas, como Monet, de quem torna-se amigo íntimo. O artista explora temas relacionados aos prazeres modernos, aos momentos de felicidade e a beleza física das mulheres. Renoir é um dos pintores de maior destaque no impressionismo e alcança reconhecimento internacional nos anos 1890.

Cursos on-line de história da arte

A @beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama arte, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Aprender é mesmo o novo chic.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, sem sair de casa. Clique aqui.

LEIA NO BLOG OUTROS POSTS SOBRE O IMPRESSIONISMO

Conheça a pintura de Pissarro, mais um artista amigo de Monet. Neste link

Caillebotte, artista impressionista apaixonado pela arquitetura de Paris. Leia aqui.

Adorei pesquisar sobre a moda na pintura impressionista. Leia o post aqui

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Post escrito por:
Picture of Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn