A morte repentina do costureiro Azzedine Aläia, em novembro de 2017, aos 77 anos, deixou o mundo da moda orfão de um dos maiores gênios da costura e do estilismo. Para homenageá-lo, uma exposição excepcional em Paris exibe 41 vestidos de Alta costura de Alaïa, realizados entre 1981 et 2017. Instalada no local onde funcionou o antigo atelier e galeria de arte de Alaïa, no coração do Marais, a exposição “Azzedine Alaïa – Je suis Couturier”, vai até o dia 10 de junho de 2018.
Azzedine Alaïa dominava a arte de colocar seu grandioso talento para embelezar as curvas da mulher, misturando com ousadia, materiais inovadores e técnicas modernas, transformando modelos clássicos em peças esculturais.
Alaïa também será celebrado em Londres no Museu do Design, de 10 de maio a 7 de outubro, onde serão exibidos cerca de sessenta de suas criações, selecionadas pessoalmente por Aläia durante o ano de 2017.
Azzedine Alaïa – gênio das formas
Nascido na Tunίsia, Azzedine Alaïa chegou em Paris em 1957 e, antes de ficar conhecido em sua carreira de estilista, chegou a trabalhar como babá para se manter na capital francesa. Nos anos 70 abriu um pequeno atelier e passou pelas grifes Guy Laroche e Thierry Mugler. Conquistou clientela própria com sua marca tabalhando com supermodelos da década de 1980, como Grace Jones, Stephanie Seymour e Linda Evangelista, além da cantora Tina Turner; ainda nos anos 80, a brasileira Luiza Brunet chegou a participar de um desfile de Alaïa. Mais recentemente, os seus vestidos foram usados por figuras públicas como as cantoras Lady Gaga e Rihanna, a modelo Naomi Campbell e a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama.
Alaïa, entre Paris e Londres
Azzedine Alaïa : Je suis Couturier – até dia 10 de junho de 2018, em Paris, 18 rue de la Verrerie 75004
Azzedine Alaïa : The Couturier – de 10 de maio a 7 de outubro de 2018, no Design Museum – 224-238 Kensington High St, Kensington, Londres
Inclui recentemente a visita da Exposição Alaïa, no roteiro de passeio guiada no Marais.
O Marais é um dos bairros onde propomos passeio guiado a pé. Passeio descontraído realizado por uma Guia profissional, com explicações históricas e culturais e paradas gourmets em endereços selecionados a dedo por nossa equipe. Saiba detalhes no link.
E MAIS …
Dois museus imperdíveis no Marais :
O Museu Picasso. Nesse link.
O museu Cognacq-Jay, para quem ama artes decorativas. Post aqui.