Uma das perguntas mais frequentes que recebo nas redes sociais da @beminparis é sobre o perίodo de visitação anual dos Jardins de Monet. Todo ano, a casa e os jardins de Monet, em Giverny, fecham durante o inverno e reabrem na primavera, isso porque as flores não resistem ao frio. Giverny fica a uma hora de carro de Paris e é porta de entrada da Normandia.
A Normandia é a região conhecida por fabricar o mais tradicional queijo da França, o queijo Camembert. Além da produção de produtos tίpicos da gastronomia francesa, a Normandia é berço da pintura impressionista e suas paisagens foram amplamente representadas por pintores do impressionismo. De todo modo, o primeiro nome relacionado a Normandia é mesmo o de Claude Monet, que viveu em Giverny por 43 anos, cultivando os jardins de sua propriedade como uma verdadeira composição floral, imortalizada na maioria de suas obras.
Apaixonado pela arte de jardinar, Monet aplica seu conhecimento na pintura para criar efeitos de perpectivas ou intensificar as zonas de sombra formando diferentes paletas de cores em seus jardins cultivados com rosas, jonquilias, narcisos, tulipas, hibiscos, peônias, margaridas, cerejeiras e macieiras do Japão, limoeiros, íris, tulipas, rosas, azaléias – um verdadeiro oasis sensorial !
A Fondation Monet foi criada em 1980, quando o local foi aberto ao público para visitação. Giverny recebe visitantes de todo o mundo e hoje é o segundo ponto turístico mais visitado da Normandia, depois do Monte Saint Michel, recebendo a cada ano, cerca de 600 000 apaixonados pela maior fonte de inspiração de Monet, os jardins de sua casa em Giverny.
Na temporada 2019, a Casa e Jardins de Monet, em Giverny, estarão abertos para visitação, de 22 de março até o dia 1° de novembro.
Já estamos contando os dias para esse que é um dos passeios mais solicitados na @beminparis e que pode ser conjugado com o passeio a Versalhes, Auvers-sur-Oise, última morada de Van Gogh ou ainda com uma visita guiada no Museu d’Orsay.
Além da visita guiada centrada no universo de Monet, outros nomes relevantes da pintura impressionista e todo o contexto de surgimento e evolução do impressionismo são abordados, permitindo ao visitante uma experiência cultural ampla.
Conheça o Museu Marmottan-Monet, que também conta com obras de Monet em suas coleções. Nesse link.