Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Museu do Louvre, o museu mais visitado do mundo

Como Guia Conferencista desde 2012, frequento o museu do Louvre praticamente toda semana guiando brasileiros vindos de norte a sul do Brasil. De tanta presença no Louvre, seja à trabalho ou nas minhas horas de pesquisa, costumo dizer que o Louvre é minha segunda casa em Paris. Digo isso, às vezes, em tom de brincadeira, mas consciente do privilégio de ser, de certa forma, embaixadora desse fascinante museu e me emociono com frequência seja apresentando uma obra ou explicando a evolução da arquitetura do Louvre. Sempre me perguntam se não me canso de repetir o mesmo discurso e acreditem, o discurso nunca é o mesmo. Exceto referências especίficas de cada obra, o discurso sempre muda e depende do público com quem interajo: pessoas que já têm noções de histόria da arte, as que estão visitando um museu pela primeira vez, se o público é infantil, a abordagem para crianças é adaptada a elas, enfim ! o discurso e a emoção se renovam a cada visita. A visita guiada é uma troca e um momento de interação entre o Guia e o visitante.

Edis Lima visita guiada Louvre

Louvre : recorde de público em 2018

Capital cultural por excelência, Paris tem vasta oferta de museus, sendo o Louvre, o mais importante em termos de coleções, cerca de 35 000 obras ! O Louvre geralmente entra no roteiro de quem vem pela primeira vez a Paris e amantes da arte, sempre retornam, pois de tão vasto, o Louvre é mesmo um museu para a vida toda e para várias viagens a Paris.

O Louvre bateu recorde de frequentação em 2018, recebendo mais de 10 milhões de visitantes, passando a ser o museu mais visitado do mundo. O ano de 2019 também promete ser mais um ano de muita movimentação no Louvre com a comemoração dos trinta anos de inauguração da Pirâmide, de Ieoh Ming Pei e, também pela retrospectiva inédita de Leonardo da Vinci prevista a partir de outubro, pelos quinhentos anos de aniversário da morte do pintor. Da Vinci morreu na França em 1519 e está enterrado na cidade de Amboise, no Vale do Loire.  Como não celebrar o responsável pelo sorriso da Mona Lisa, que tanto colabora para o sucesso de frequentação do Louvre.

Pirâmide do Louvre
Fotos por Bulcão / sapatos Tatiana Loureiro

Visita guiada no museu do Louvre

Em meio a tanta movimentação, nada como participar de uma visita guiada no Louvre, estruturada que propicia ganho de tempo e foco no conhecimento.

Aproveito o post para esclarecer como funciona a visita guiada da BEM in Paris no Louvre.

roteiro clássico de 2 horas
  • Introdução ao Palácio do Louvre, desde a sua fundação sob Felipe Augusto: sua história ligada à de Paris, seus reis e sua construção até a instalação recente de suas Pirâmides.
  • Principais obras de do Museu, esculturas gregas antigas. Pinturas do Renascimento ao Neoclassicismo, passando pelo romantismo francês.
  • A Vênus de Milo, a Vitória de Samotrácia, a Coroação de Napoleão, a famosa Odalisca de Ingrès, a Jangada de Medusa, a Liberdade Guiando o Povo, as Bodas de Caná, a enigmática Mona Lisa… e claro ! visita da Galeria de Apolo.

Dependendo da disposição do visitante, podemos incluir a visita aos Apartamentos Oficiais de Napoleão III e aos pátios de escultura : Cour Puget e Cour Marly.

Para quem já fez o roteiro clássico de visita do Louvre, montamos um roteiro sob medida : Antiguidades Egίpcias, Artes Decorativas, Objetos de arte, Pintura do norte da Europa, entre outros temas. O Louvre possui um acervo de 35 mil obras expostas, o que possibilita a criação de roteiros com os mais variados temas.

Louvre para crianças

O circuito é também adaptado a famίlias com crianças, com roteiro e discurso adaptados para os pequenos.

A visita guiada no Louvre pode ser realizada por mim, enquanto Guia licenciada ou por um Guia profissional de nossa equipe, também habilitado pelo Ministério da Cultura da França para conduzir visitas guiadas no interior do Museu do Louvre.

Reservas pelo E-mail : contato@beminparis.com

Voilà! Até breve para uma visita guiada no museu mais visitado do mundo.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado na Europa! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Picture of Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress