Os grandes apartamentos de Napoleão III, datam do Segundo Império, e estão situados na ala Richelieu do museu do Louvre. Atravessando épocas, intactos, pertenceram por mais de um século ao ministério das Finanças e finalmente, foram abertos ao público, em 1993.
Esses apartamentos foram frequentados por ministros e príncipes, que os conheceram durante recepções oficiais. Hoje, fascinam o visitante do Louvre pela riqueza de detalhes de suas decorações douradas, decorações em madeira entalhada, cristais e afrescos. Cada salão é mais luxuoso que o outro e, o conjunto, representa um testemunho excepcional das artes decorativas do final do século XIX.
Pinturas, poltronas e cadeiras de época, um lustre gigantesco e quadros representando diferentes reis que participaram da magnificência do Louvre, deixam qualquer visitante impressionado.
No centro de um dos salões estão os retratos do imperador Napoleão III, responsável pela transformação urbana de Paris, comandada por Haussmann, entre 1852 e 1870. A imperatriz Eugênia de Montijo, dona de uma beleza extraordinária e muito influente nas artes, também está ali representada.
A visita dos famosos apartamentos de Napoleão III é concluída pelo salão de banquetes, que podia receber cerca de quarenta convidados.
Os Apartamentos de Napoleão III, podem ser visitados no 1° andar da Ala Richelieu e durante nosso circuito de visita guiada no Louvre.