O multi-estrelado chef Alain Ducasse, acaba de abrir mais um restaurante sob sua batuta. O conceito é o de uma « brasserie contemporânea », espaçosa, iluminada, de decoração tradicional e sóbria.
No cardápio do Champeaux, pratos tradicionais da culinária francesa, revisitados e, várias fornadas de soufflés, doces e salgados. Para o jantar, o último pedido pode ser feito até às 23h. Depois das 23h, somente o bar fica aberto para coquetéis, até a meia-noite (de domingo a quarta-feira) e até 1 da manhã (de quinta-feira a sabado).

Ainda seguindo o estilo das brasseries de estação de trem, o restaurante conta com um painel onde os horários das fornadas de soufflés são informados (como aqueles painéis onde os horários dos trens são informados nas estações).
Adorei ! dá realmente a impressão de que estamos ali de passagem. Em um restaurante Ducasse, bien sûr ! mas, sem protocolo.
A escolha do nome : Champeaux
Champeaux : nome próprio, restaurante fundado em 1800, na Place de la Bourse, em Paris, que servia de ponto de encontro de financistas e jornalistas. Lugar imortalizado em obras de Balzac.
Nome do antigo bairro judeu de « Les Champeaux » que deu origem ao « Halles de Paris », em 1137 (Les Champeaux – pequenos campos), foi o teatro de um mercado a céu aberto.
A escolha do lugar : La Canopée
O Champeaux funciona durante todo o dia, como uma « brasserie » de estação de trem e está localizado em Chatêlet-Les Halles, polo ferroviário onde inúmeras linhas do metrô e de trem suburbanos se cruzam, frequentado por cerca de 800.000 pessoas diariamente.
O restaurante está localizado na « Canopée » nome dado a nova estrutura que cobre o Forum des Halles, centro comercial histórico do coração de Paris. Projeto concluído depois de 5 anos de obras, « La Canopée » é uma gigantesca carapaça translúcida realizada com 18.000 telhas de vidro, medindo 140 metros de comprimento e 80 metros de largura A Canopée faz parte do projeto de revitalização do Les Halles, que ficou conhecido como « o ventre de Paris », na obra de Balzac, por ter abrigado um dos primeiros mercados de produtos frescos de Paris.


Vale a pena pela cozinha Alain Ducasse com atmosfera de “brasserie” de estação de trem e pela descoberta desse projeto arquitetônico excepcional assinado pelo arquiteto francês Patrick Berger.
É aconselhável reservar para almoço ou jantar. Durante à tarde, à partir das 14h, é maior a possibilidade de se conseguir uma mesa sem reserva. De todo modo, não querendo perder a oportunidade, melhor reservar !
Champeaux – Aberto todos os dias à partir das 8 horas da manhã.
La Canopée, Paris – 75001
Telefone : 01 53 45 84 50
Metrô – Estação : Chatêlet-Les Halles
Attention ! Esta estação é imensa. Indo de metrô pegue a saída : sortie : Porte Berger
E mais!
Ore, o restaurante de Alain Ducasse em Versalhes – Leia aqui
0 resposta