Mais uma exposição imperdível para quem estiver visitando Paris no mês de agosto.
O Museu Picasso de Paris realiza uma exposição que evidencia um lado pouco conhecido do artista, o de escultor.
Com mais de 160 esculturas, a exposição Picasso.Sculptures reúne cerca de 70 empréstimos, incluindo obras excepcionais, como a série “Seis Copos de Absinto” (1914); as duas versões de “Mulher no Jardim”, criada com o apoio técnico de González (1929-1930), juntas, pela primeira vez desde 1932; e um grande conjunto de folhas de metais pintadas (1954-1962), que leva o visitante a visualisar o processo criativo da passagem das maquetes em papel às esculturas.
De acordo com a curadora Virginie Perdrisot, o objetivo da mostra é revelar ao público aspectos pouco estudados da escultura de Picasso, como a sua dimensão múltipla através da questão das séries e variações, das fontes e das tiragens.
“Propomos também um novo olhar sobre as esculturas do acervo do nosso museu, apresentadas com suas ‘cópias’ ou ‘variantes'”, explica a curadora. Nesse rol estão incluídas as diferentes propostas imaginadas por Picasso para o Monumento a Guillaume Apollinaire. O percurso da exposição é cronológico e temático enriquecido por desenhos e pinturas.
O Museu Picasso em Paris está instalado no Hôtel Salé, uma mansão do século XVII no bairro de Marais, que abriga uma das maiores coleções do mundo do trabalho do artista espanhol.
O Marais é um dos bairros mais pitorescos de Paris, rico em detalhes históricos e culturais, relacionados a importantes personalidades que ali residiram. Um bairro ideal para ser explorado com um passeio guiado a pé. Conheça nossa proposta de Passeios guiados a Pé em Paris, clicando no link.
Quer conhecer melhor o Museu Picasso ? tem mais um post aqui.
Exposição Picasso.Sculptures – Até 28 de agosto de 2016, no Museu Picasso em Paris.
No Marais : 5, rue de Thorigny, 75003 Paris – Aberto de terça a domingo.