Fragonard amoureux, galante e libertino

Fragonard foi o principal ilustrador da vida amorosa do século XVIII, feita de seduçāo e intriga amorosa. A inspiraçāo amorosa percorre toda a sua obra, desde as suas composições pastorais até as alegorias amorosas no final de sua carreira. Galante, libertino, brincalhāo ou preocupado com uma nova ética amorosa, durante meio século, com uma arte fugosa e elegante, Fragonard captou as sutis variações do sentimento e do impulso amoroso.

Fragonard amoureux 2
Fragonard amoureux 3
Fragonard amoureux 1

Mistério em torno de “O ferrolho”.

Entre suas obras mais populares estão as pinturas femininas, que transmitem uma atmosfera de grande intimidade e erotismo, como “O ferrolho”, de 1777, uma das obras mais enigmáticas da história da pintura. Apesar dos inúmeros indícios indicados pelo pintor, alguns especialistas afirmam que trata-se de uma cena de libertinagem, defendendo a tese de que o ato de amor já tenha sido consumado e que a jovem simplesmente não quisesse deixar seu amante partir. Outros, supõem, que na realidade, a jovem tenta escapar de um ato de agressão sexual e que o homem a impede de deixar o quarto, fechando a porta. Esta obra emblemática, pertence ao acervo do Museu do Louvre.

Fragonard Amoureux, reune uma seleçāo de 80 obras célebres ou mais confidenciais de Jean-Honoré Fragonard (1732-1806),  até 26 de janeiro de 2016, no Musée de Luxembourg.

Fragonard Luxemburgo

Site oficial www.museeduluxembourg.fr

E mais!

O gosto por joias: de Luis XIV ao Segundo Império – Leia aqui

PASSEIOS GUIADOS E VISITAS CULTURAIS

A BEM in Paris tem se posicionado desde 2012, como fornecedora de visitas culturais em Paris, arredores de Paris e viagens pela França. Planejados e realizados por Guias Conferencistas formados na França, nossos passeios têm como foco a cultura, atendendo as mais altas exigências na abordagem da história e do vasto patrimônio da França – seus museus, monumentos e castelos. Clique aqui.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress