Monumento criado à partir de 1897, para abrigar a Exposição Universal de 1900, o Grand Palais, foi reconhecido em 2000, como patrimônio histórico da humanidade. À época de sua criação, o Grand Palais tinha como principal utilização exposições equestres e de gado. A dimensão de seu telhado de vidro e ferro sem nenhuma pilastra intermediária de sustentação e o piso de areia (hoje substituído pelo moderno piso Toubin&Clement) foram idealizados para acolher eventos equestres, com a possibilidade de realização de um indoor com iluminação natural.
O Grand Palais é conhecido por eventos como a Bienal Paris e o Saut d’Hermès, além de concorridas exposições temporárias. O Grand Palais nos últimos anos também serviu de palco para inúmeros desfiles da Chanel com cenários deslumbrantes idealizados por Karl Lagerfeld. A cada desfile, todos eram surpreendidos com a espetacular criatividade daquele considerado gênio na arte de reiventar o estilo Chanel e de fazer de cada desfile, um espetáculo à parte, dos mais esperados por fashionistas de todo o mundo.
De origem alemã, Karl Lagerfeld assume a direção criativa da icônica maison Chanel, em 1983, dez anos apόs a morte de Coco Chanel. O grande Kaiser (imperador, em alemão) como ficou conhecido, faleceu em Paris, nesta terça-feira, 19 de fevereiro.
Deixo aqui minha homenagem ao gênio da criação, que tão perfeitamente reiventou o estilo Chanel, com imagens de alguns de seus deslumbrantes desfiles, tendo como palco o Grand Palais.
Patrimônio, moda, arte, inspiração. Un grand merci à Monsieur Lagerfeld!
Crédito imagens: Vogue Paris (Getty images).
OUTROS POSTS RELACIONADOS A CHANEL
Conheça a Suite Coco Chanel, onde Chanel morou por 34 anos no Ritz. Nesse link.
A loja da Chanel no Marais dedicada ao make-up. Leia aqui.
A BEM in Paris organiza passeios privativos e visitas guiadas em museus e monumentos de Paris. Estamos sempre pesquisando novidades para que você tenha a melhor experiência cultural na capital francesa. Informações e reservas pelo E-mail : contato@beminparis.com