Para quem espera pela reabertura da Casa e Jardins de Monet, a Fondation Claude Monet, administradora desse que é um dos locais mais visitados da Normandia, já divulgou as datas da temporada de visitas para o prόximo ano : de 24 de março a 1° de novembro de 2017.
Claude Monet deixou uma obra magistral composta de cerca de 2.000 quadros, a maior parte de sua obra é inspirada de seus jardins em Giverny. Monet dizia ter como único luxo, as flores e, inspirado por elas, inventou uma nova maneira de pintar que influenciou toda a pintura do século XX.
Botanista, paisagista, Monet transformou Giverny em um verdadeiro quadro vegetal, repleto de flores das mais simples à espécies raras : rosas, margaridas, jonquilias, dalias, tulipas, hibiscos, peônias … criando perspectivas e simetrias inusitadas e poéticas que deixam todo visitante ainda mais encantado por sua obra.
A Casa de Monet foi reconstituída e retrata o ambiente simples e cheio de luz, onde o artista viveu até sua morte, em 1926.
Paisagens da Normandia que tanto inspiraram o mestre do impressionismo.
Para quem tem interesse em conhecer melhor o impressionismo, sugiro a visita do Jardins de Monet e a visita guiada no Museu d’Orsay, onde o visitante pode entender a transição da pintura acadêmica para a pintura impressionista e apreciar obras-primas de Claude Monet, fazendo a ligação entre suas pinturas e seus jardins em Giverny.
Quem já visitou Giverny e quer falar aqui de sua experiência?
Post sobre os 30 Anos do Museu d’Orsay neste link.