Nos passos de Van Gogh em Auvers-sur-Oise

A trinta quilômetros de Paris, Auvers-sur-Oise faz parte dos vilarejos a serem descobertos nos arredores de Paris, em especial, pelos admiradores de Van Gogh.

Apreciadores da obra de Van Gogh vêm do mundo inteiro conhecer o vilarejo onde o artista viveu seus últimos dias. O vilarejo se estende por 7 quilômetros e é um verdadeiro museu a céu aberto, dispondo de um circuito cultural e histόrico relacionado a grandes pintores paisagistas, pré-impressionistas, impressionistas e pόs-impressionistas. Auvers também acolheu e inspirou pintores como Pissaro e Cézanne.

Outros artistas viveram ou trabalharam em Auvers-sur-Oise : Jean-Baptiste Corot, Jean-François Millet, o artista venezuelano Boggio, o alemão Otto Freundlich, inclusive, muitos artistas japoneses.

auvers-vilarejo

auvers-2

O Auberge Ravoux, último domicílio de Van Gogh

auvers

auvers-auberge-ravoux

Em maio de 1890, Vincent van Gogh aluga um quarto de 7m² na pensão Auberge Ravoux.

Na tarde de 27 de julho de 1890, Van Gogh parte para os campos de trigo, onde costumava pintar e tenta se suicidar com um tiro no peito. Apesar de ferido, o artista consegue voltar para seu quarto no Auberge Ravoux, morrendo dois dias depois.

Entre 28 e 29 de julho, Theo van Gogh, presencia os últimos momentos de seu irmão Vincent van Gogh. Por supertição  “o quarto do suicίdio” lugar essencial no universo sensίvel do pintor, nunca mais foi realugado e é o ponto alto da visita em Auvers.

A visita comentada do quarto ocupado pelo artista é concluίda por uma projeção em vίdeo que retrata a estada de Van Gogh em Auvers-sur-Oise, através de suas obras, sua correpondência e fotografias de época. Impossίvel não sair emocionado desta visita.

Van Gogh vive apenas setenta dias em Auvers-sur-Oise, mas esse curto perίodo marca definitivamente a histόria da pintura. Em Auvers, o artista produz 70 quadros, dentre eles, o que retrata a Igreja de Auvers-sur-Oise, presente no acervo do Museu d’Orsay.

auvers-igreja

auvers-circuit
Pelo vilarejo de Auvers-sur-Oise um circuito pelas paisagens retratadas pelo artista

Quando visitar Auvers-sur-Oise

Temporada 2017 para visita do quarto de Van Gogh, no Auberge Ravoux
De 1° a março a 29 de outubro de 2017 (das 10h00 às 17h30)

Maison de Van Gogh : 52 Rue du Général de Gaulle, 95430 Auvers-sur-Oise

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress