A cada ano, o evento Journées Européennes du Patrimoine (Jornadas Europeias do Patrimônio), promove a descoberta do patrimônio europeu durante o terceiro fim de semana de setembro.
Em 2016, o evento acontece nos dias 17 e 18 de setembro em mais de 50 países da Europa. Entre Paris e as cidades do interior da França a oferta é bastante vasta. O evento atraiu em 2015, cerca de 12 000 visitantes. Durante o final de semana, além de museus e castelos, lugares geralmente fechados ao público, são abertos para visitação de forma excepcional e gratuita (ou com tarifas reduzidas) como instituições governamentais, teatros, instituições de ensino, antigas prisões, fábricas, usinas, edifícios particulares e outras joias do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da França.
A programação das Jornadas Europeias do Patrimônio é estruturada em torno de visitas livres, visitas guiadas, conferências, ateliês e atividades diversas, inclusive para crianças.
Em Paris, dentre os lugares abertos excepcionalmente para o evento, estão o Palais de l’Elysée, sede da presidência da República, o Palais du Luxembourg, sede do Senado francês ou ainda o Hôtel de Ville, sede da Prefeitura de Paris.
Detalhes dos bastidores do Hôtel de Ville, Prefeitura de Paris
Com o tema Patrimônio e Cidadania, a lista dos locais a serem visitados é exaustiva e a programação do evento pode ser consultada no site oficial das Journées Européennes du Patrimoine.
(Link https://journeesdupatrimoine.culturecommunication.gouv.fr/)
Bonne visite ! #boavisita