Por trás do exuberante guarda-roupa da Condessa Greffulhe
Esta exposição propõe a descoberta do guarda-roupa condessa Greffulhe, cuja beleza e elegância inspiraram Marcel Proust e os maiores costureiros de seu tempo.
Pela primeira vez, o Palais Galliera (Museu da Moda de Paris) expõe o excepcional guarda-roupa da condessa Greffulhe, nascida Élisabeth de Caraman-Chimay (1860-1952), eternizada no célebre romance de Marcel Proust, “Em busca do tempo perdido”.
A divina condessa viveu o fim do Segundo Império, duas Repúblicas, duas guerras mundiais. Também conheceu a Belle Époque, tornando-se influente pelo casamento com uma das grandes fortunas da época, o conde Henry Greffulhe.
Exuberante, a condessa Greffulhe fascinava a todos, a cada uma de suas aparições, sempre muito elegante, atraia os holofotes exibindo suas plumas e paetês, casacos de veludo, kimonos, roupas com motivos orientais, nos tons dourado, prateado, rosa e verde… tudo muito extravagante e glamuroso.
O Palais Galliera apresenta cerca de cinquenta de seus modelos de grifes como Worth, Fortuny, Babani, Lanvin… casacos, peças íntimas, vestidos e roupas de festa, acompanhados de acessórios, fotografias e filmes, que retratam esta grande dama, cuja imagem é inseparável do chique parisiense.
La Mode Retrouvée – Até 20 de março 2016
PALAIS GALLIERA, Museu da Moda de Paris
10 avenue Pierre Ier de Serbie 75116 Paris
Site oficial : https://www.palaisgalliera.paris.fr
E mais!
FASHION FORWARD, 3 séculos de moda (1715-2016) – Leia aqui