Les Jardins d’Etretat : paisagismo poético na Normandia
Estou sempre citando a Normandia quando falo da pintura impressionista. Terra natal de Eugène Boudin, artista de Honfleur que iniciou Monet na pintura ao ar livre (fora do atelier), a Normandia tem uma luz especial e paisagens deslumbrantes retratadas na pintura de artistas impressionistas. Uma dessas paisagens é a vista das famosas Falésias de Etretat, também conhecidas como «falésias do elefante ». O nome vem dos despenhadeiros calcários que lembram a forma do elefante. A pequena cidade de Etretat tem como grande atração, essas falésias, que podem ser avistadas de um lado e outro da praia.
Mostrei no Stories @beminparis Les Jardins d’Etretat, mais um atrativo do lugar, de onde se tem uma vista excepcional das falésias e da cidadezinha de Etretat.
Um jardim inspirado em Monet
No inίcio do século XX, a elite parisiense elegeu a Normandia para instalar casas de campo, pela proximidade de Paris e do mar, tendo como modelo, as elegantes villas italianas (mansões de alto padrão). Etretat foi um dos destinos preferidos de famίlias nobres que se instalaram à beira mar, a exemplo de Deauville. A origem desses jardins, deve-se a uma célebre atriz francesa, Madame Thébault, que inspirada pela obra de Claude Monet, de quem era prόxima, inicia um jardim em sua mansão de Etretat cultivando árvores, arbustos e flores com um projeto assinado pelo paisagista Auguste Lecanu. Os jardins de Madame Thébault, iniciados a mais de cem anos, foram batizados como « Les Jardins d’Etretat » e finalmente, abertos ao público em 2016.
Diálogo perfeito entre paisagismo e arte contemporânea
Um lugar único, onde arte contemporânea, arquitetura e paisagismo são integrados de forma harmoniosa. O passeio pelos jardins é livre e dura cerca 30 – 45 minutos. Os Jardins não são tão extensos, mas são de uma beleza sublime, além da vista que se tem deles para as falésias de Etretat. Os Jardins de Etretat são divididos em espaços distintos onde cores, sons e ecos nos possibilitam um estado de serenidade e plenitude com a natureza. Daqueles lugares em que se chega e não dá vontade de sair tão cedo.
Os Jardins d’Etretat recebem exposições permanentes ou temporárias de pintores e escultores de renome internacional. Algumas das esculturas expostas já percorreram o mundo em exposições de destaque. Além das obras de arte, os Jardins organizam concertos e eventos culturais.
Visitei os Jardins d’Etretat acompanhada da minha filha Valentine, de 10 anos, que alguns de vocês ja devem conhecer do Instagram. Ela adorou ! Aliás, observei a presença de muitas familias com crianças e casais, todos encantados e no geral, em estado de contemplação.
Um labirinto verde que encanta as crianças.
As Falésias de Etretat na pintura de Claude Monet
Claude Monet, uma obra de Wiktor Szostalo feita de galhos da videira. Essa escultura faz parte do projeto Tree Hugger já exposto em mais de vinte paίses. Nos Jardins d’Etretat Viktor realizou um modelo de Claude Monet inspirado em sua pintura « Por-do-sol em Etretat ».
Muita emoção em visitar um cenário da Normandia que tanto inspirou o Claude Monet.
Quando visitar os Jardins de Etretat
Recomendo a ida a Etretat de carro, por um dia ou pernoite, unindo a visita dos Jardins de Etretat, da cidadezinha com outros destinos na Normandia como Honfleur e Deauville ou ainda o Mont Saint Michel.
Os Jardins de Etretat ficam abertos durante todo o ano, inclusive, no inverno. Aliás, as paisagens da Normandia são tão incrίveis que o frio no inverno passa ser um mero detalhe.
Ainda na Normandia…
Conheça as charmosas cidades de Honfleur e Deauville. Nesse link.
O Mont Saint Michel também fica na Normandia. Leia o post.