Admirada, copiada, citada, subvertida, a Vênus de Milo tem fascinado o público, desde a sua entrada no Louvre em 1821. Célebre no mundo inteiro, a mulher sem braços é no entanto mal conhecida.
Em primeiro lugar, deveria ser rebatizada e nomeada corretamente, com o seu nome grego, « Afrodite de Melos ». Contudo, por falta de atributo, a identificação com a deusa do Amor pode ser discutida. Existem muitas estátuas da antiguidade tão misteriosamente fragmentares, mas nenhuma delas despertou tanta especulação. Mais do que o rosto, executado disciplinadamente segundo o cânone clássico ( regra que estabelece as proporções ideais da figura humana), a carne palpitante revelada sob o cinzel do escultor sempre exerceu uma discreta sedução.
A deusa parece ter sido retratada no momento em que sua roupa começa a escorregar, sem por isso esboçar, qualquer gesto de pudor. Mais ainda do que na iconografia antiga de Afrodite no banho, o escultor estabelece um jogo sutil entre o que é mostrado e o que é (ainda) dissimulado. Orientada segundo várias linhas diagonais divergentes, a estátua convida o espectador a continuar o jogo, rodando progressivamante à sua volta.
Por que a Vênus de Milo é tão famosa ?
Um dos motivos da celebridade da Vênus de Milo é sem duvida o talento com o qual o artista representou a carne no mármore, uma pedra dura, fria. O escultor soube representar um corpo que inspira realismo, leveza e sensualidade.
Vênus de Milo, 130 – 100 a.C, mármore de Paros, altura 2.11 cm, descoberta em Milo, ilha grega em Ciclades – Departamento de Antiguidades gregas, etruscas e romanas do Museu do Louvre.
CURSOS ON-LINE DE HISTÓRIA DA ARTE
A @beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.
Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.
Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, direto de sua casa. Clique aqui.
Acesse nosso perfil @museusdeparis no Instagram, catálogo digital com informações e curiosidades sobre os mais diversos museus da capital francesa, dos mais secretos aos mais famosos.