Exposição Gabrielle Chanel – Manifeste de Mode no Palais Galliera em Paris

Gabrielle Chanel

O Palais Galliera – museu de moda de Paris, reabriu em 1° de outubro de 2020, após um longo período fechado para obras.

O museu reabriu com a tão esperada exposição “GABRIELLE CHANEL – manifeste de mode », que acontecerá de 01/10/2020 a 14/03/2021. Esta é a primeira retrospectiva na França dedicada a essa couturière excepcional. Gabrielle Chanel (1883-1971) vai revolucionar o mundo da costura e imprimir no corpo de suas contemporâneas um verdadeiro manifesto de moda.

Gabrielle Chanel - manifesto de moda
preto Chanel


A exposição é dividida em duas partes, a primeira, relacionada ao seu início na costura e peças emblemáticas como a famosa marinière, blusa marinheiro em Jersey (1916). A evolução de seu estilo e seu fascínio pelo chique são evidenciados por uma série de modelos icônicos que marcaram a moda dos anos 1930.

Gabrielle Chanel estilista

O ato mais corajoso de todos ainda é pensar por conta própria. Em voz alta. Coco Chanel

Exposição Chanel Galliera
O Clássico chanel 

A segunda parte da exposição explora os códigos de vestimenta do inigualável estilo Chanel: o traje de tweed trançado, o escarpin bicolor, a bolsa matelassé 2.55, seu código de cores e a bijoux fantasia e de Alta joalheria, indispensáveis à silhueta de Chanel.

o famoso tailleur Chanel
bolsa Chanel
sapato bicolor Chanel

Mais de 350 peças originárias das coleções do Galliera, do Patrimônio de Chanel, dos museus nacionais – Victoria & Albert Muséum de Londres, De Young Museum de San Francisco, Museo de la Moda de Santiago du Chili, MoMu de Anvers … – e de coleções particulares estão reunidas num espaço de 1500m². Essa exposição é um convite para a descoberta em detalhes, do universo e do estilo atemporal de Chanel.

vestido vermelho Chanel

A exposição “GABRIELLE CHANEL – manifeste de mode » visa analisar sua trajetória profissional, o surgimento e a evolução de seu célebre estilo, as características de sua obra e sua contribuição para a história da moda.

A marinière Chanel

CHANEL N. 5, a história de um perfume mítico

Chanel perfume numéro 5

Criado em 1921 de uma colaboração entre Coco Chanel, criadora de moda, e Ernest beaux, perfumista francês que trabalhou para a corte da Rússia, o N. 5 é uma criação original para a época.

Aliando o universo da moda e do perfume, Coco Chanel revolucionou o mundo da perfumaria querendo criar um perfume que desse a impressão de ser elaborado sob medida para cada mulher, como um vestido sur mesure.

Um perfume com cheiro de mulher

No início do século XX, os perfumes tinham uma só dominante floral. O N. 5, foi elaborado com 80 componentes, onde finalmente, nenhuma é dominante. Coco Chanel pretendia criar um perfume de aroma inimitável, em suas palavras “um perfume com cheiro de mulher “. Seu nome se deu por ser o quinto aroma a ser produzido e por ser o número de sorte da estilista que apresentou aos seus amigos no dia 5 de maio.

O Chanel N. 5 é acima de tudo, um perfume feito para mulheres, símbolo de sensualidade, de elegância, mas também de luxo e glamour. O N. 5 é mítico, atemporal e é o perfume mais conhecido e mais vendido ao redor do mundo.

MODA DIGITALIZADA EM 2020

A exposição “GABRIELLE CHANEL – manifeste de mode » será apresentada, em princípio, até 14/03/2021. Iniciada em 2020, em plena pandemia, a exposição perdeu a visitação esperada, em especial, do público fashionista habitué de Paris durante as semanas de moda, que, em razão do covid19, foram exibidas no formato digital.

Voilà! fui conferir a exposição Chanel no dia da abertura e deixei registrado nos destaques dos Stories no perfil @beminparis no instagram. 

Imagens cedidas pelo Palais Galliera – Service Presse.

APRENDER É O NOVO CHIC

@beminparis está expandindo sua atuação na cultura através de cursos on-line de história da arte e cultura francesa. Você ama história da arte e cultura francesa, é iniciante ou quer aprofundar seus conhecimentos de onde você estiver, esta oportunidade é para você.

Os cursos são planejados e apresentados por Edis Lima, formada como Conferencista Nacional na França, com dez anos de experiência como Guia Cultural em Paris em museus como o Louvre, o museu d’Orsay, Centro Pompidou, Castelo de Versalhes e outros.

Preencha o formulário e seja o primeiro a ser informado sobre nossos cursos on-line, enriquecendo seus conhecimentos e repertório, sem sair de casa. Clique aqui.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress