Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

O impressionismo e a moda

A alegre pintura de Renoir nos bailes de Montmartre

Na época dos impressionistas, as roupas da moda eram vendidas a preços mόdicos. Homens e mulheres que apreciavam seguir a moda, encontravam ilustrações de modelos em jornais especializados que divulgavam as mais célebres criações das maisons de couture, modistas, alfaiates e lojas que propunham elementos necessários à composição de trajes elegantes, vestidos e chapéus. Nos anos 1875-1895, surgem inúmeras maisons de haute couture e costureiros famosos, a exemplo do precursor, o inglês Charles Frederick Worth, que cria em 1858, a primeira maison de alta-costura em Paris.

A pintura impressionista representa uma revolução pictural, um rompimento com a pintura acadêmica e além de paisagens, os artistas impressionistas vão representar a revolução industrial e a transformação urbana de Paris, que marcam a transformação da sociedade, de seu estilo de vida e novos modos de consumo.

Quem segue a @beminparis no Instagram já percebeu que eu adoro moda (tanto que criei a tag #lookdaguia). Não tem como ficar indiferente à moda, vivendo há 18 anos em Paris, cidade que respira moda e lança tendências. Deixo vocês com algumas imagens de obras do acervo do museu d’Orsay, algumas com as quais abordo, durante a visita guiada, moda, estilo de vida e comportamento no final do século XIX, auge da pintura impressionista.

A alegre pintura de Renoir nos bailes de Montmartre
Pintura de Renoir ispiradora
Impressionismo e a moda no Orsay
Impressionismo e a moda
Chapéus na moda francesa
Moda masculina na França
Moda masculina em Paris

E MAIS …

Conheça o Ópera Garnier, principal monumento contruίdo nesse perίodo. Nesse link.

A arquitetura de Paris como vemos hoje foi definida nesse final de século XIX. Tem post aqui.

A BEM IN PARIS propõe visita guiada no Museu d’Orsay abordando o surgimento e a evolução da pintura impressionista por um circuito de obras-primas de artistas como Renoir, Monet, Pissaro, Manet, entre outros.

Informações e reservas pelo E-mail: contato@beminparis.com

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado na Europa! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Picture of Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress