Palácio dos Inválidos: os segredos de estratégia de Napoleão

Napoleao Bonaparte estrategista
Napoleao Bonaparte, General e Imperador

Arcole, Ulm, Austerliz, Iéna, Friedland, Wagram… As batalhas vencidas por Napoleão I foram inúmeras. A exposição « Napoléon Stratège » no museu da Artilharia, no Palácio dos Inválidos, explora uma faceta de Napoleão ainda pouco conhecida : a de chefe de guerra.  A exposição objetiva explicar o que fez desse general e imperador, uma referência à frente de vitόrias gloriosas, através de um rico acervo de mapas, maquetes, documentos, objetos pessoais, além de todo um conjunto de instalações multimídias, propondo uma abordagem imersiva na arte da guerra de Napoleão. A exposição acontece até dia 22 de julho de 2018, nos Inválidos.

Napoleao 2
Napoleão Estrategista
Napoleao Bonaparte estrategista
Napoleão Uniforme
As batalhs vitoriosas de Napoleão
Rei Sol, “rei da guerra”

A construção do Hôtel des Invalides (Palácio dos Inválidos) foi encomendada pelo rei Luίs XIV, famoso « Rei Sol », edificado como ato de caridade e de justiça, além de ato polίtico, pois com a Corte em Versalhes,  longe da capital, os Inválidos representaria a presença do rei em Paris. Construção grandiosa, no estilo clássico, os Inválidos foram criados com uma tripla vocação: militar, social e hospitalar para recolher soldados veteranos de guerra. No final do século XVII, os Inválidos acolhia cerca de 4.000 pensionistas.

Palacio dos Invalidos
Palacio dos Invalidos Paris
A Tumba de Napoleão

A Igreja do Duomo faz parte dos Inválidos e abriga a tumba de Napoleão. As cinzas de Napoleão I foram trazidas da Ilha de Santa Helena, onde o imperador foi exilado e lá morreu, em 1821, por ordem do último rei dos Franceses, Luίs Filipe. A tumba de Napoleão I foi realizada pelo arquiteto Louis-Tullius Visconti e instalada na Igreja do Duomo, oficialmente, em 1861, por seu sobrinho, o imperador Napoleão III.

Igreja do Duomo
Cupula da Igreja do Duomo
A Tumba de Napoleão
Tumba de Napoleão

O que visitar nos Inválidos ?

  • O museu do Exército : museu de arte de histria; com suas coleções da era medieval até nossos dias e a tumba de Napoleão I.
  • O museu da Ordem da Liberação : dedicado à Segunda Guerra Mundial: à Liberação, à França livre, à Resistência e à deportação. Destaque dado ao General Charles de Gaulle. 
  • O museu da cartografia: célebre coleção de maquetes de fortalezas, transferidas do Louvre para os Inválidos, em 1776.  
  • O museu de histria contemporânea : que gerencia um acervo de documentação e organiza exposições temporárias.
Hotel dos Invalidos Paris
Maquete Invalidos

Les Invalides
129, rue de Grenelle, 75007
Metrô: Invalides (linhas 8 e 13), La Tour Maubourg (linha 8) e Varenne (linha 13).  Aberto todos os dias

E MAIS …

Aos interessados pela trajetória de Napoleão Bonaparte, não deixem de ler os posts seguintes:

Todo o requinte do Palácio de Malmaison, onde Napoleão viveu com Josefina, sua primeira esposa. Clique aqui.

Nos arredores de Paris, o Castelo de Fontainebleau marca o adeus de Bonaparte ao poder. Leia nesse post.

A exposição dos Inválidos que abordou a última viagem de Napoleão, com destino ao exίlio na Ilha de Santa Helena. Leia nesse link.

Josefina, grande amor de Napoleão e inspiração na moda e na decoração. Conheça o JoBo, hotel no Marais, inspirado em Josefina. Clique aqui.

PASSEIOS GUIADOS E VISITAS CULTURAIS

A BEM in Paris tem se posicionado desde 2012, como fornecedora de visitas culturais em Paris, arredores de Paris e viagens pela França. Planejados e realizados por Guias Conferencistas formados na França, nossos passeios têm como foco a cultura, atendendo as mais altas exigências na abordagem da história e do vasto patrimônio da França – seus museus, monumentos e castelos. Nosso e-mail: contato@beminparis.com 

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Post escrito por:
Picture of Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn