A história dos reis da França confunde-se com a história do Vale do Loire. Região natural, inscrita na lista do patrimônio mundial da UNESCO, o Vale do Loire acolhe a maioria dos castelos franceses.
Por que existem tantos castelos ao longo do Vale do Loire ?
Inúmeras razões permitem explicar o porquê de o Vale do Loire ser a região onde se encontra a maioria dos castelos na França e uma delas está diretamente ligada à guerra dos Cem Anos, que opôs os Reis da França e os Reis da Inglaterra, estes últimos, aliados aos Duques da Borgonha, durante o período de 1337 a 1453.
Durante essa longa guerra, cada um dos adversários detinha uma margem do Rio Loire. Esses reis, de diferentes nacionalidades, construíram vários palácios e fortalezas militares, que se tornaram, mais tarde, sobretudo durante a Renascença, magníficos castelos, símbolos de grandeza e poder.
Chambord, Chenonceau, Amboise, Cheverny, Clos Lucé, Chaumont, Azay-le-Rideau, Villandry, Chinon, Brézé, Saumur, Angers…estão entre os mais belos castelos do Vale do Loire.
Um destino que agrada crianças e adultos, em que os prazeres são variados : visitas a charmosos vilarejos, a um castelo medieval ou da Renascença, passeio nos jardins, pausa gastronômica, em uma região tão apreciada por reis, pintores e poetas.
O Vale do Loire é a terceira grande região vinícola da França, inscrita na lista do patrimônio mundial pela UNESCO. A sua riqueza vinícola convida os mais exigentes epicuristas a descobrir seus importantes « terroirs » e a sentir a influência dos fatores naturais na estrutura e nos aromas de seus vinhos. Entre as cores (branco, rose e tinto), a vinificação (vinho tranquilo ou espumante) e os sabores (seco, suave, meio-seco, doce e licoroso), os vinhos do Vale do Loire possibilitam múltiplas combinações gastronômicas e, pela grande diversidade, satisfazem aos gostos mais ecléticos.
A região Centre Val-de-Loire é também renomada pela sua produção de queijos de cabra : Selles-sur-Cher, Crottin de Chavignol , Chabichou, Saint-Maure de Touraine, Levroux, Bouchon de Sancerre, Mothais, Bougon, Bûche du Poitou, Saint-Maixent, Pyramide de Valençay, fabricados à base de leite de cabra. Segundo suas formas, « terroirs » e processo de envelhecimento, são queijos frescos ou secos, macios ou cremosos e acompanham perfeitamente os vinhos brancos da região.
Castelos, vinhos, bons queijos e tantas outras belas surpresas esperam por você no Vale do Loire!
Estando em Paris, reserve 1 dia para visitar o Vale do Loire, saiba mais clicando aqui.