As principais praças do centro histόrico de Bruges

Como porta da Europa, a vantagem de começar a viagem por Paris é estar perto de outras cidades incrίveis a menos de 3 horas de trajeto de carro, uma delas é a encantadora Bruges, que parece ter saίdo de um conto de fadas.

Já estive em Bruges por várias vezes e em diferentes estações do ano, guiando brasileiros fascinados pelo charme de Bruges. A maioria, atraίda pela fama do chocolate e da cerveja belgas. Todos se surpreendem com a beleza do centro histόrico de Bruges e percebem logo na chegada, que o passeio a Bruges vale muito mais que degustações de chocolate e de cerveja.

O centro histόrico de Bruges inscrito no Patrimônio da Unesco em 2000, é repleto de lojas chocolaterias, cervejarias e restaurantes para todos os gostos, mas é sua arquitetura de diferentes épocas que realmente impressiona. Nele estão localizadas as principais praças de Bruges: a Markt Place e a Burg Place.

Markt Place, no coração do centro histόrico de Bruges
Markt Place, no coração do centro histόrico de Bruges

O que ver na Markt Place em Bruges?

O Campanário de Bruges contrução tίpica das cidades flamengas na Idade Média. Emblema do poder e do desejo de liberdade dos habitantes de Bruges naquele perίodo,  o Campanário de Bruges tornou-se sίmbolo a cidade, como a Torre de Pisa ou a Torre Eiffel.  O Belfort atinge uma altura de 83 metros e abriga um tesouro, um impressionante relόgio mecânico e um carrilhão com 47 sinos.

Campanário de Bruges, sίmbolo da cidade
Campanário de Bruges, sίmbolo da cidade

O Palácio do governo Provincial, construção neogótica chama a atenção por sua fachada em pedra branca e é sede da residência oficial do governador da provίncia dos Flandres Ocidentais, representante permanente do rei em cada provίncia.  O Palácio Provincial de Bruges é também local de exposições temporárias.

Vista da Markt Place de Bruges
No centro da Markt Place uma homenagem a Jan Breydel e Pieter de Coninck, dois herόis combatentes da liberdade durante a revolta vitoriosa contra a França, em 1302.

Visitando a Burg Place

Enquanto a Markt Place é considerada o coração da cidade, a Burg Place é o berço de Bruges, sede do poder administrativo, jurίdico e religioso da cidade e oferece um panorama de mais de mil anos de histόria arquitetural. Na Burg Place ficam a sede da Prefeitura de Bruges, o Hôtel de Ville, a Igreja do Santo Sangue e a sede do antigo Tribunal de Justiça.

O Hôtel de Ville (Prefeitura) construção gόtica iniciada no século 14, de onde Bruges é administrada a mais de 600 anos, também funciona como museu da histόria de Bruges, onde uma imponente Sala Gόtica é aberta para visitas.

Prefeitura de Bruges

A Capela do Santo Sangue edificada no século 12, tem entrada discreta e é consagrada a São Basίlio, célebre patriarca grego. Segundo a tradição, gotas de sangue de Jesus foram trazidas de Jerusalém para Bruges em 1149 pelo Conde Thierry da Alsácia.  A relίquia do Santo Sangue é preservada na capela superior e pode ser observada durante visita livre.

Capela do Santo Sangue em Bruges

Vitrais da Capela do Santo Sangue em Bruges

Antes de sair da Burg Place vale a pena apreciar os detalhes da fachada da antiga sede do Tribunal de Justiça exemplo de construção no estilo da renascença flamenga. Datada de 1537, a fachada é ornamenada por colunas e estátuas de cobre, com destaque para estátua do rei Salomão simbolizando a justiça.

Tribuna de Justiça Bruges

Essas são as principais praças de Bruges,  ponto de encontro de moradores e de inúmeros turistas.

O tradicional passeio de barco pelos canais de Bruges
O tradicional passeio de barco pelos canais de Bruges

Adoro esta estátua de bronze que enfeita uma das alamedas calmas de Bruges : “Os amantes carnavalescos”.

Nem preciso dizer que Bruges tem cenários incrίveis para fotos.
Nem preciso dizer que Bruges tem cenários incrίveis para fotos.

Tradicional gaufre em Bruges
Impossίvel deixar Bruges sem degustar a tradicional gaufre servida com geléia.

Quem segue a @beminparis nas redes sociais pode acompanhar além deste passeio ao centro histórico de Bruges muitos outras na região. Detalhes desse passeio delicioso que pode ser feito num bate-volta saindo de Paris, aqui.

Tem mais um post sobre Bruges aqui.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Post escrito por:
Picture of Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn