Como porta da Europa, a vantagem de começar a viagem por Paris é estar perto de outras cidades incrίveis a menos de 3 horas de trajeto de carro, uma delas é a encantadora Bruges, que parece ter saίdo de um conto de fadas.
Sumário
ToggleJá estive em Bruges por várias vezes e em diferentes estações do ano, guiando brasileiros fascinados pelo charme de Bruges. A maioria, atraίda pela fama do chocolate e da cerveja belgas. Todos se surpreendem com a beleza do centro histόrico de Bruges e percebem logo na chegada, que o passeio a Bruges vale muito mais que degustações de chocolate e de cerveja.
O centro histόrico de Bruges inscrito no Patrimônio da Unesco em 2000, é repleto de lojas chocolaterias, cervejarias e restaurantes para todos os gostos, mas é sua arquitetura de diferentes épocas que realmente impressiona. Nele estão localizadas as principais praças de Bruges: a Markt Place e a Burg Place.
O que ver na Markt Place em Bruges?
O Campanário de Bruges contrução tίpica das cidades flamengas na Idade Média. Emblema do poder e do desejo de liberdade dos habitantes de Bruges naquele perίodo, o Campanário de Bruges tornou-se sίmbolo a cidade, como a Torre de Pisa ou a Torre Eiffel. O Belfort atinge uma altura de 83 metros e abriga um tesouro, um impressionante relόgio mecânico e um carrilhão com 47 sinos.
O Palácio do governo Provincial, construção neogótica chama a atenção por sua fachada em pedra branca e é sede da residência oficial do governador da provίncia dos Flandres Ocidentais, representante permanente do rei em cada provίncia. O Palácio Provincial de Bruges é também local de exposições temporárias.
Visitando a Burg Place
Enquanto a Markt Place é considerada o coração da cidade, a Burg Place é o berço de Bruges, sede do poder administrativo, jurίdico e religioso da cidade e oferece um panorama de mais de mil anos de histόria arquitetural. Na Burg Place ficam a sede da Prefeitura de Bruges, o Hôtel de Ville, a Igreja do Santo Sangue e a sede do antigo Tribunal de Justiça.
O Hôtel de Ville (Prefeitura) construção gόtica iniciada no século 14, de onde Bruges é administrada a mais de 600 anos, também funciona como museu da histόria de Bruges, onde uma imponente Sala Gόtica é aberta para visitas.
A Capela do Santo Sangue edificada no século 12, tem entrada discreta e é consagrada a São Basίlio, célebre patriarca grego. Segundo a tradição, gotas de sangue de Jesus foram trazidas de Jerusalém para Bruges em 1149 pelo Conde Thierry da Alsácia. A relίquia do Santo Sangue é preservada na capela superior e pode ser observada durante visita livre.
Antes de sair da Burg Place vale a pena apreciar os detalhes da fachada da antiga sede do Tribunal de Justiça exemplo de construção no estilo da renascença flamenga. Datada de 1537, a fachada é ornamenada por colunas e estátuas de cobre, com destaque para estátua do rei Salomão simbolizando a justiça.
Essas são as principais praças de Bruges, ponto de encontro de moradores e de inúmeros turistas.
Quem segue a @beminparis nas redes sociais pode acompanhar além deste passeio ao centro histórico de Bruges muitos outras na região. Detalhes desse passeio delicioso que pode ser feito num bate-volta saindo de Paris, aqui.
Tem mais um post sobre Bruges aqui.