Poucos artistas do século XX podem rivalizar com Picasso pela quantidade de obras produzidas. Além de ter sido um artista incansável, perseverante e curioso, tal fato também pode ser explicado pela longevidade do artista, que chegou aos noventa e um anos.

Parte importante da obra de Picasso é marcada pela presença de mulheres, suas companheiras, esposas e musas. Sedutor inveterado, Picasso alimentou a fama de Don Juan e dividiu sua vida com sete mulheres, casando-se com duas delas, a francesa Jacqueline Roque, sua segunda e última esposa e a ucraniana Olga Khokhlova, com quem se casou pela primeira vez.
Olga Khokhlova, é tema de uma exposição inédita no Museu Picasso em Paris.
Nascida em 1891 na cidade ucraniana de Nijyn, ainda sob o Império Russo, Olga Khokhlova integra em 1912 a prestigiada companhia de ballet russa dirigida por Serge Diaghilev. Olga conhece Picasso em Roma, em 1917, quando o artista foi convidado por Jean Cocteau para realizar décor e figurinos para o ballet Parade. Eles se casam em 1918 em Paris e Olga, então Olga Picasso, passa a ser a modelo preferida do artista.
Em muitas obras, Olga é retratada por Picasso com traços de melancolia, que traduz o difίcil contexto enfrentado pela famίlia de Olga na Rússia, em plena revolução.
O nascimento de Paul, em 1921, único filho do casal, dá uma outra dimensão à figura de Olga. Ela inspira Picasso na personificação da figura materna em composições que evocam uma doçura inédita na obra do artista. As obras expressam a serenidade e a cumplicidade de uma famίlia realizada e feliz. Felicidade esta que não durará por muito tempo. Pablo Picasso se envolve com a jovem francesa Marie-Thérèse Walter e o casal se separa em 1935.
O filho de Picasso e Olga, Paul Picasso é retratado em diversas obras do artista.
A mais famosa delas, Paulo, vestido como arlequim, pintada em 1925, quando o filho tinha três anos.
A mostra reune mais de 350 obras, pinturas, fotografias e desenhos que retratam a vida do casal, fazendo uma ligação entre o trabalho do artista e seu casamento com Olga.
Mostrei essa exposição no Snapchat e Stories #beminparis e alguém me perguntou por que tantas obras de Picasso em Paris ? essa pergunta pode ser esclarecida no post sobre o Museu Picasso em Paris.
Bonne lecture #boaleitura
Exposição Olga Picasso
Até o dia 3 de setembro de 2017.
O Museu Picasso fica no Marais – 5 rue de Thorigny Hôtel Salé – 75003 – Paris
Metrô : Chemin Vert (8), Saint-Paul (1)
Aberto todos os dias, das 10h30 às 18h (das 9h30 às 18h00 aos fins de semana)
Fechado às segundas-feiras, 1° de janeiro, 1° de maio, 25 de dezembro)
DESCOBRINDO OS BASTIDORES DO MARAIS COM UM GUIA PROFISSIONAL
O Marais é um dos bairros onde a BEM in Paris organiza passeios guiados a pé, explorando temas como arquitetura, histόria do Marais e de seus personagens histόricos, além daqueles endereços para compras diferenciadas e pontas-de-estoque bacanas e endereços gourmets que seleciono a dedo para os passeios guiados. Quer descobrir os bastidores do Marais com a gente ? detalhes nesse link.