Simplificando sua visita à Torre Eiffel

Torre Eiffel png

A torre Eiffel foi construída por Gustave Eiffel para a Exposição Universal de 1889 que celebrou o primeiro centenário da Revolução francesa. Sua construção em 2 anos, 2 meses e 5 dias, representou uma verdadeira proeza técnica e arquitetural. « Utopia realizada », proeza tecnológica, ela foi, no final do século 19, a demonstração da engenhosidade francesa representada por Gustave Eiffel, um marco da era industrial e conheceu o sucesso, imediato.

Destinada a durar apenas 20 anos, a torre foi mantida devido experiências científicas nela possibilitadas, em particular, pelas primeiras transmissões radiográficas e de telecomunicação : antena de rádio, em 1898, torre de controle militar em 1903, primeira emissora de rádio pública, em 1925, e emissora de televisão.

Desde os anos 80, para receber um público cada vez mais numeroso, o munumento vem sendo regularmente renovado, restaurado e remanejado.

Torre Eiffel elevador

Monumento mítico, audacioso, a torre Eiffel sempre inspirou desafios. Ao longo de décadas recebeu visitantes prestigiados e desde o ano 2000, para comemorar a chegada do novo milênio, instalou um sistema de iluminação especial : a cada hora, quando escurece até 1h da manhã, 20 000 ampolas cintilham durante 5 minutos.

Desde 1889, cerca de 250 milhões de visitantes de todas as idades e origens,  vindos de todas as partes do planeta, já sucumbiram ao seu charme.

Hoje, símbolo da França no mundo, vitrine de Paris, a torre Eiffel, acolhe aproximadamente 7 milhões de visitantes por ano (dos quais, 75% estrangeiros), o que faz dela, o monumento pago mais visitado do mundo.

Torre Eiffel COP 21
Iluminação especial durante a COP 21 – Conferência do Clima, sediada em dezembro de 2015, em Paris.

Como e o que visitar na Torre Eiffel:

O primeiro andar da torre Eiffel tem 57 metros de altura. Nele se encontra o restaurante Brasserie 58, aberto para almoço e jantar.

Para os 125 anos da torre Eiffel, o primeiro andar ganhou um piso de vidro transparente, que permite ao visitante ter a sensação de “caminhar sobre os ares”. Nesse piso, encontram-se também uma lanchonete e um espaço onde é projetado um filme sobre a história do monumento. No inverno, entre os meses de dezembro e março, o primeiro andar ganha temporariamente, uma pista de patinação no gelo, atração de grande sucesso entre as crianças.

O segundo andar tem 115 metros de altura e é de onde se tem uma vista deslumbrante de Paris, podendo ser avistados, em dias claros, o Grand Palais, o Museu do Louvre, a Basilica do Sacré Coeur, a Torre Montparnasse, o Arco do Triunfo, o Palácio dos Inválidos, a Ponte Alexandre III e até a Catedral Notre Dame.

Torre Eiffel vista torre Montparnasse

Torre Eiffel vista Trocadero

No segundo andar fica o  restaurante gastronômico Jules Vernes, comandado pelo chef estrelado Alain Ducasse, que tem elevador com acesso prioritario (aberto para almoço e jantar).

Para quem deseja subir até o topo, recomendo subir diretamente pelo elevador até o segundo andar e chegando no segundo, pegar imediatamente, o elevador para o topo (sommet). Como o espaço do topo é mínimo, a espera nessa fila pode ser demorada. É certamente, mais prático, visitar logo o topo e na volta, curtir o segundo andar e por fim, o primeiro andar, com o piso transparente, ideal para fotos divertidas com as crianças.

E qual é a altura da torre Eiffel ? O topo da torre alcança 324 metros de altura e o piso aberto para visita, está a 276 metros de altitude, onde o visitante tem a possibilidade de brindar a vista com uma taça de champanhe, no Bar à Champanhe, aberto das 12h às 22h.

A torre Eiffel funciona todos os dias, das 9h30 às 23h. No verão, das 9h até meia-noite, de junho a setembro (horários sujeitos a alteração). Último acesso, por volta das 22h30. O acesso ao topo pode ser suspenso sem aviso prévio, dependendo das condições climáticas.

Como comprar os tickets para a torre Eiffel?

Os tickets de acesso à torre Eiffel com hora marcada, sem fila, podem ser comprados diretamente no site oficial (link) Recomenda-se comprar uns 4 meses antes da data, pois as disponibilidades são esgotadas rapidamente. Outra alternativa, é comprar o ticket diretamente na torre, no momento da visita. O tempo de espera na fila depende do período. Geralmente, durante a alta temporada, de abril a outubro, a frequentação é maior. Crianças abaixo de 4 anos, não pagam. Entre 4 e 12 anos, tarifa reduzida. Acima de 12 anos, tarifa normal (entre 8,50€ e 15€).

Acessibilidade: a torre Eiffel tem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Lojas de souvenirs podem ser encontradas no primeiro e segundo andares.

Torre Eiffel souvenir

Já perdi a conta de quantas vezes subi na torre Eiffel. Na maioria delas, até o topo. Durante o dia, à noite, em dias ensolarados, chuvosos e até sob a neve. A cada visita, a emoção é renovada e a sensação maravilhosa da descoberta é a mesma.

E você? como foi a sua primeira visita à torre Eiffel?

E mais!

A incrível vista das torres da Catedral Notre-Dame – Leia aqui

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress