Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Um museu para Yves Saint Laurent

O icônicos modelos desenhados pelo costureiro Yves Saint Laurent

O Museu Yves Saint Laurent é a realização do sonho e iniciativa de Pierre Bergé, companheiro de Yves Saint Laurent (1936-2008)  durante doze anos. Em 1962,  Yves Saint Laurent cria, ao lado de Pierre Bergé, sua prόpria maison, situada no n° 30 bis, rue Spontini, no 16° distrito de Paris. Com o sucesso imediato do costureiro, a maison é então instalada, em 1974, no n° 5, avenue Marceau, nesse elegante hôtel particulier (mansão), de estilo Napoleão III e é nesse icônico e prestigiado endereço que o Museu Yves Saint Laurent abre oficialmente ao público, em outubro de 2017.

O acervo do museu é constituίdo dos mais importantes modelos de coleções de Yves Saint Laurent. Quarenta anos da maison são apresentados através de croquis, amostras de tecido, acessórios, desenhos e objetos diversos com suporte audivisual por meio de vίdeos que auxiliam o visitante na compreensão do universo criativo do lendário costureiro.

Museu Yves Saint abre em Paris
Inaugurado o museu Yves Saint Laurent na capital francesa

O Studio de Yves Saint Laurent

O museu tem um circuito dinâmico e moderno e o ponto alto da visita é o Studio de Yves Saint Laurent restituίdo nos minίmos detalhes e, onde, desde 1974, seus mais belos modelos foram desenhados, criados e desfilados antes mesmo de subirem ao podium. Espaço vasto, neutro, claro e silencioso onde o costureiro observava o reflexo da mannequin no espelho, verdadeira interface que criava a distância necessária para  apreciação da roupa. Na biblioteca de seu escritόrio, Yves Saint Laurent reunia livros, suas principais fontes de inspiração, em meio a alguns objetos fetiche.

local de trabalho do costureiro Yves Saint Laurent
O estilista costureiro Yves Saint Laurent na sede da maison avenue Marceau
Yves Saint Laurent inspirava-se em livros

“Se Chanel liberou as mulheres, Saint Laurent deu-lhes o poder com roupas de homens”,  Pierre Bergé

Pierre Bergé companheiro na vida e nos negocios de Yves Saint Laurent
Pierre Bergé, companheiro de Yves Saint Laurent na vida e na carreira.

Yves Saint Laurent acompanhou a emancipação da mulher em todas as áreas… privadas, sociais, políticas e marcou de forma ίmpar a moda do século XX. Ao lado do visionário Pierre Bergé criou a maison Yves Saint Laurent e reinventou o guarda-roupa da mulher moderna: o cabas, o trench-coat desde  1962, o primeiro smoking em 1966, a sahariana e o primeiro terno feminino, em 1967. Inspirado no guarda-roupa masculino Yves Saint Laurent dá a mulher o sentimento de segurança e de poder através de modelos de forte personalidade, mas, preservando a feminilidade.

O icônicos modelos desenhados pelo costureiro Yves Saint Laurent
O museu Yves Saint Laurent em Paris fica numa elegante mansão

Por trás da maison de alta costura

O Museu apresenta uma série de vίdeos onde é possίvel conhecer os bastidores da maison de alta costura, administrada por uma organização rigorosa, onde mais de duzentas pessoas trabalham no cotidiano. Cada etapa do processo criativo é essencial, bem como as etapas de organização do desfile. Do croquis à venda, uma série de seis vίdeos nos introduzem  nos bastidores do funcionamento da maison Yves Saint Laurent.

Bastidores da maison de alta costura Yves Saint Laurent

Fiz minhas mais belas viagens através dos meus livros, do sofá da minha sala – Yves Saint Laurent

Musée Yves Saint Laurent Paris, 5, av. Marceau 75008
Aberto de terça a domingo, das 11 h às 18 h.

O Museu Yves Saint Laurent fica perto do Palais Galliera, museu da moda. Falo do Palais Galliera, neste link.

Reveja a maior exposição de moda dos últimos anos em Paris. Exposição Dior.

Conheça o curso de iniciação à Joalheira da Van Cleef. Aqui.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Não fique desconectado em Paris! Consulte os planos disponíveis de telefonia e internet internacional.

Post escrito por:
Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress