Ate 25 de junho de 2017, o museu Cognacq-Jay, no Marais, apresenta uma exposição sobre as festas venezianas.
Paradoxalmente, mesmo diante do enfraquecimento de seu poder polίtico, econômico e territorial desde a Renascença, Veneza conhece uma riquίssima fase cultural no século XVIII. A Cidade dos Doges, como para exorcisar seu declίnio que culminou com a capitulação para Napoleão, em 1797, apόs um milênio de independência, multiplica festas, celebrações e outros espetáculos, atraindo curiosos e apreciadores de toda a Europa.
Longe de serem apenas divertimentos de lazer, essas festividades como o carnaval, representam uma verdadeira encenação polίtica e religiosa de Veneza. Imortalizadas por grandes nomes como Tiepolo, Guardi, Longhi, elas lançam e exportam o fascίnio da cidade dos Doges, de forma durável, para toda a Europa. Mais de quarenta pinturas, gravuras, desenhos, provenientes de prestigiadas coleções francesas e européias serão apresentadas ao público para reviver, no tempo de uma exposição, os faustos promovidos pela Serenίssima República de Veneza, no século das Luzes.
O Carnaval de Veneza, a dança, a música, o teatro, a όpera e a famosa comédia dell’arte, reunidos nessa exposição no museu Cognacq-Jay é puro deslumbre.
Musée Cognacq-Jay – 8 Rue Elzevir, 75003 Paris – Marais – Metrô linha 1 – Saint Paul
Entrada gratuita para a coleção permanente do museu e entrada paga para a exposição temporária.