Ponto de encontro de leitores anglófonos, a livraria Shakespeare and Company é mais que uma referência literária, é uma verdadeira instituição da capital francesa. Instalada desde 1951 no Quartier Latin, em seus concorridos saraus de leitura ecoaram as vozes de Lawrence Durrell e de beatniks como Allen Ginsberg, William Burroughs e Gregory Corso – sendo que alguns desses escritores chegaram a morar no local, uma vez que, além de livraria, a Shakespeare and Company funcionou como hotel barato para autores iniciantes.
O lema da livraria, em duas frases: “Seja gentil com estranhos, pois eles podem ser anjos disfarçados” e “Dê o que pode, pegue o que precisar”. Essas são as máximas do americano George Whitman, fundador da loja, que pedia a seus hóspedes que ajudassem na limpeza e no atendimento a clientes. Mais importante: pedia que lessem um livro por dia.
A famosa livraria foi retratada nos filmes Antes do Pôr do Sol e Meia noite em Paris, e se tornou uma atração turística. A livraria atrai visitantes de todo o mundo. Alguns vêm pelo acervo , outros, simplesmente para sentir a atmosfera desse mítico QG de intelectuais.
Com a morte de Whitman, em 2011, aos 98 anos, o negócio familiar passa para as mãos de sua filha Sylvia, que, ao lado do marido franco-britânico, David Delannet dá nova dimensão à livraria, expandindo o espaço de exposição dos livros e de leitura. Hoje, a Shakespeare and Company funciona como livraria, sebo e biblioteca de leitura, sendo especializada em literatura de língua inglesa.
A novidade é que a Shakespeare and Company agora tem seu próprio Café. Na realidade, uma cafeteria de decoração simples e ambiente convivial, com mesas e bancos de madeira. No cardápio, café artesanal, sucos frescos, bagels, sanduíches e tortas saudáveis e na calçada, mesas com vista para a Catedral Notre Dame.
Já mostramos no Snapchat #beminparis o ambiente pitoresco e charmoso da livraria, que promove inclusive, concertos, encontros literários e ateliês de leitura para crianças. Esse é um daqueles endereços históricos de filme, que vale muito a pena ser visitado no Quatier Latin.
Shakespeare and Company livraria e Café. 37, rue de la Bûcherie 75005, Paris – Abertos todos os dias, à partir das 10 horas.
E mais!
Nuit Blanche: noite cultural em Paris – Leia aqui