Construίdo no século XVII, o Palácio de Versalhes é um modelo da arquitetura barroca, com salões grandiosos e magnίficos jardins. Quando da visita guiada por um Guia Conferencista, o visitante tem a vantagem de entrar pelo antigo acesso do rei, a escada Gabriel, que dá acesso ao Grande Apartamento do Rei (conjunto de sete majestosos salões ), parte do circuito da visita clássica do Palácio de Versalhes.
Ao passar pela escada Gabriel, o visitante é então conduzido pelo Guia à sala onde fica a maquete do Domίnio de Versalhes, onde tem ali uma primeira abordagem sobre o conjunto das construções de Versalhes, o que facilita a compreensão do circuito de visita ao longo das salas.
A escada Gabriel recebeu a primeira obra contemporânea permanente instalada em Versalhes, o Lustre Gabriel, nome relacionado à Ange-Jacques Gabriel, arquiteto sob Luίs XV. O Lustre “Gabriel”, suspenso no teto, pesa 500 quilos e é constituίdo de 800 blocos de cristal Swarovski iluminados por ampolas LED.
Criação dos designers industriais franceses Ronan et Erwan Bouroullec, o Lustre Gabriel foi realizado sob a coordenação tecnolόgica da Swarovski, que colabora há mais de 30 anos como mecena contribuindo com a conservação de Versalhes. O lustre contemporâneo é de uma beleza magistral, lembra uma joia e se integra harmoniosamente com esse lugar tão histόrico, criando uma ligação forte entre passado e presente.
Eu particularmente, gosto muito da inserção da arte contemporânea em monumentos histόricos. E vocês o que acham?
Outros posts sobre Versalhes nesse link